Entretenimento e Cultura

Artistas lamentam morte de Ruth Escobar

Nascida em 1936, em Portugal, Maria Ruth dos Santos Escobar estava internada no Hospital Nove de Julho, em São Paulo

Artistas lamentam morte de Ruth Escobar

Diversos artistas usaram suas redes sociais para lamentar a morte da atriz Ruth Escobar, aos 81 anos, nesta quinta-feira, 5. A informação foi confirmada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp).

O dramaturgo Aimar Labaki afirmou: “Nunca foi santa. Mas sem mulheres como ela, não se constrói um país. Descanse em paz, Ruth. Obrigado por tudo”.

O jornalista Mario Viana, o produtor João Carlos Couto, o cineasta Lufe Steffen e a atriz Mika Lins também prestaram homenagens a Ruth.

Trajetória

Nascida em 1936, em Portugal, Maria Ruth dos Santos Escobar estava internada no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. O velório será no teatro que leva o nome da atriz, ainda sem horário confirmado.

Em 2006, a atriz que sofria de Alzheimer foi interditada, a pedido da filha Patricia, e seu patrimônio passou a ser administrado por um escritório de advocacia.

Ícone do teatro brasileiro, Ruth foi destaque na vanguarda nos anos 1960 e 1970, com a companhia Nova Teatro e com a realização do 1º Festival Internacional de Teatro, em 1974. Mudou-se para o Brasil em 1951 e casou-se com o filósofo Carlos Henrique Escobar. Em 1958, viajou para a França, onde participou de cursos de interpretação.