James Van Der Beek, astro de Dawson’s Creek, abriu o coração ao falar sobre seu diagnóstico de câncer colorretal em estágio três, aos 46 anos idade, em uma entrevista para a revista People. Um ano após receber a notícia, o ator, que é casado com Kimberly Book Van Der Beek e tem seis filhos, contou um pouco mais sobre as lições que aprendeu na luta contra a doença.
– Tenho lidado com isso em segredo há algum tempo e, no passado, achei útil e catártico compartilhar as coisas publicamente. E eu encontrei muito apoio dessa forma. Mas mais do que isso, eu realmente queria aumentar a conscientização, começou ele.
Segundo James, o diagnóstico foi uma surpresa para ele, já que costuma manter hábitos saudáveis e não tinha casos na família:
– Eu sempre associei o câncer à idade e a estilos de vida sedentários e pouco saudáveis. Mas eu estava numa forma cardiovascular incrível. Eu tentava comer saudável ou até onde eu sabia na época.
Em 2023, Van Der Beek percebeu algumas mudanças em seus movimentos intestinais, mas acreditou que fosse por conta da sua dieta:
– Achei que talvez precisasse parar de tomar café, ou talvez não colocar creme no café.
Segundo ele, após perceber que as mudanças na rotina não surtiram efeito, foi à procura de ajuda médica e foi aí que descobriu o câncer. Ele realizou uma colonoscopia e disse que não estava preocupado com o resultado do exame, até que recebeu a notícia e entrou em choque:
– Eu me senti muito bem saindo da anestesia, que finalmente tinha conseguido. Então o gastroenterologista disse, em sua maneira mais agradável, que era câncer. Acho que entrei em choque.
Logo após o diagnóstico, o ator contou que iniciou o tratamento padrão, com quimioterapia e algumas cirurgias. Embora não quisesse entrar em detalhes, abriu o coração sobre os ensinamentos que teve durante o momento difícil:
– Este foi um curso intensivo sobre o domínio da mente, corpo e espírito. Eu pensei: Isso vai me tirar do corpo ou vai me ensinar como realmente viver nele. O mais complicado é que há muitas incógnitas com o câncer. Você pensa: Como eu conserto isso? Está me curando? Está me machucando? Está funcionando? Isso vai voltar? Como alguém que gosta de respostas, não saber é uma das coisas mais difíceis, também desabafou.
Por fim, James preferiu não atualizar sua saúde atual, nem comentar qual estágio de recuperação ou remissão poderia estar, mas tranquilizou ao dizer estar se sentindo bem:
– Estou muito cautelosamente otimista, num lugar de cura. Meus níveis de energia estão ótimos. Quando eu estiver completamente fora de perigo pelo que parece ser um tempo responsável, aviso. Tenho muito pelo o que viver.