Montanhas de Salkantay, no Peru. Foto: Pamella Herpio
Montanhas de Salkantay, no Peru. Foto: Pamella Herpio

Sabe quando terapeutas, astrólogos, filósofos e psicanalistas que trabalham com bem-estar falam para identificar e acolher nossas sombras?

O ego para e pensa: “Mas eu não quero ver o que tenho de ‘errado’ em mim!” Esse é sempre o primeiro pensamento.

Autoconhecimento: luz e sombra no desenvolvimento

O autoconhecimento é exatamente a análise de quem somos. Todos nós, seres humanos, compartilhamos luzes e sombras que são indispensáveis para nosso desenvolvimento, criatividade, poder de atração e sabedoria na hora das ações.

Se decidimos algo por conta do que aconteceu no passado que ainda corre sentimentos de culpa, arrependimento e vergonha, bloqueamos vivências e conexões importantes com pessoas que poderiam trazer uma troca de muito amor e carinho. 

Ressignificando emoções e percepções de vida

Mas se estamos sempre limpando as emoções, ressignificando acontecimentos com base na empatia e não projetando o que traumatizou nas outras pessoas, seguimos tendo percepções mais masuras da situação. 

Por isso é tão importante o auto-perdão, se colocar no lugar do outro ou entender que se respondemos do mesmo jeito deles ou se afastamos qualquer tipo de troca, estamos no limbo da vida. 

Desejos, sonhos e a pressão social para provar maturidade

Desejamos e sonhamos com amores, trabalho, viagens, mas muitas vezes não nos permitimos vivê-los.

Desde crianças, somos instruídos a olhar para fora e a conquistar a qualquer custo, como se isso fosse a prova de maturidade.

Também que o grau de produtividade deve ser tamanho a ponto de fazer as pessoas trabalharem sem parar, e a se desgastarem com os sonhos dos outros, esquecendo dos próprios.

Foto: Pamella Herpio

Você já sentiu um “eureka” ao perceber seu corpo pedindo um tempo para se renovar, enquanto sua mente está presa a padrões limitantes que causam esgotamento e doenças?

Esses padrões de máquina criaram uma geração de pessoas vazias, cheias de traumas, arrependidas por terem cedido demais e culpadas por terem feito o que o coração mandava e confirmadas por não terem feito o que o coração mandava. 

Usando nossas sombras para crescer

O que eu poderia chamar de loucura, sempre foi por muito tempo certo! As nossas experiências moldam e mostram a luz e as sombras. E tudo isso aqui é passageiro. Então por que se fixar no padrão, enquanto você pode usar a sua sombra para se libertar? 

A rebeldia saudável daquele que não segue o cardume, acaba descobrindo uma potência infinito. 

Com essa introdução maior que o meio e o fim, deixo aqui esse pensamento nascido pelo meus próprio comportamento de pensamento cristalizado e gritos de rebeldia que me fazem crescer e amadurecer na minha própria energia, cada dia mais acreditando no meu potencial. 

Desafios astrológicos: Urano em Touro e Saturno em Peixes

O céu está cheio de desafios e becos sem saída, sem pausa decidida. Podemos ter uma paralisação repentina. 

Os planetas que geram rebeldia através das sombras, como Urano em Touro e Saturno em Peixes, nos empurram a prestar atenção no que estamos evitando, seja em nós mesmos ou em áreas importantes de nossas vidas.

Foto: Pamella Herpio

O mais indicado para clarear essas áreas da vida seria fazer a análise do mapa astral individual. Principalmente quando existe uma situação desafiadora já acontecendo.

A clareza em meio aos obstáculos ajuda a gente a tomar a decisão mais justa ou a espera que apazigua.

Essa coluna é para podermos parar, respirar e pedir para Deus nos mostrar o que estamos deixando de lado, antes que seja tarde de mais. 

Grata!

Pamella Herpio
Fotógrafa, astróloga e "host" do videocast "Viver Ser", Pamella Herpio é especialista e referência em Astrologia.