Me intriga perceber como o tempo passa rápido quando a gente está fazendo o que gosta, fluindo com leveza, e como ele parece se arrastar quando estamos enfrentando algo desafiador, fora da nossa zona de conforto, a ponto de pensarmos em jogar tudo para o alto a qualquer momento.
Saturno: o guardião do tempo na astrologia
Quem pode falar do tempo na astrologia é o planeta Saturno. Ele é responsável por nos trazer tarefas desafiadoras, exatamente para aprendermos algo novo, enfrentarmos dificuldades e nos tornarmos exemplos para as próximas gerações.
Disciplina, responsabilidade, limites saudáveis e maturidade humana são temas dele, Saturno, o planeta que por curiosidade tem os limites visíveis: os famosos anéis de Saturno.
LEIA TAMBÉM | Lua cheia em Aquário: como lidar com mudanças inesperadas
Voltando a falar do tempo, e de quando estamos aprendendo algo novo, o motivo pelo qual ele passa devagar é porque aquela tarefa ou momento é de extrema importância para nosso crescimento e evolução.
Esses desafios nos preparam para os próximos capítulos da nossa vida e estão conectados ao merecimento dos nossos sonhos e esforços.
Repetição e retrogradação: a necessidade de revisão
Por falar em preparação, na verdade, a gente não sabe quantos testes, desafios e a profundidade de cada aprendizado ou obstáculos. Muitas vezes, nos cobramos e julgamos pelo tempo que ficamos ali, ou por estarmos repetindo certos movimentos.
Movimentos repetidos é coisa de planeta retrógrado, como o que estamos passando agora com Mercúrio retrógrado, afinal de contas, as revisões e provas reais são feitas para obter ainda mais clareza daquela situação específica.
Planetas retrógrados ocorrem uma vez ao ano para a maioria deles. O que acontece é que eles, em um determinado período, passam a andar mais devagar, se aproximando da Terra, dando alusão a eles estarem andando para trás. Os assuntos dos planetas em questão são revisados em nossas vidas.
A situação específica pode ser indicada com mais precisão, onde você tem Saturno no seu mapa astral individual. É naquele ponto, signo, casa em que se encontrava Saturno no momento do seu nascimento, que vai nos dar probabilidades dos aprendizados e sequência de testes que poderemos passar durante a vida.
Claro que é a interpretação do mapa por inteiro, que ajuda como guia e na preparação e interpretação para clarear os aprendizados dos acontecimentos.
Saturno e a maestria: a conquista através do tempo
Mas Saturno também dá autoridade e diploma PhD naquilo que batemos tanto na tecla. A maestria vem com o tempo. A durabilidade da estrutura é firme e sólida se por ventura algum abalo acontecer. Derruba o suficiente para ser renovada.
Por exemplo, um relacionamento desgastado, mas de muito tempo, que precisa se renovar e muitas vezes o tempo da presença pode gerar a clareza da renovação entre as partes. Um bom exemplo para quem tem Saturno em Libra ou na casa 7 por exemplo.
Falamos aqui de Saturno e do tempo, até porque ele está agitando as coisas no céu desde a semana passada.
Saturno em Peixes: a influência atual
Saturno agora está no signo de Peixes e tem 4 meses pela frente de retrogradação, dando um intervalo nas limitações e deixando nós, seres humanos, a usarmos do próprio julgamento as questões de limites, tempo e responsabilidades.
Mas já viu, né? Ele sempre está observando e se a gente afrouxar demais, vai ter que se apertar ainda mais quando ele voltar com seu caminho direto.
Saturno no signo de Peixes, para todos nós aqui na Terra, tem a energia voltada para a responsabilidade emocional, espiritual, religiosa e das limitações saudáveis dos prazeres mundanos.
É um ótimo período para tomar consciência da frequência em que se entorpece para poder não ter que lidar com o inevitável, nossa evolução.
Estamos sendo indicados a ter práticas espirituais, de autoconhecimento e auto análise. Seja qual for essa prática, ela sendo constante, os benefícios dela irão chegar ou já até estão chegando em forma de ajuda, milagres, bem-estar, prosperidade, respostas e alegrias por ter amadurecido nos assuntos, onde as conversas com Deus e consigo se tornam indispensáveis para sobrevivência aqui.