Uma imagem aérea que retrata quatro tubarões em plena caçada nas águas cristalinas das Maldivas foi eleita a vencedora do Concurso de Fotografia da Royal Society 2024.
A foto, intitulada The Hunt From Above, foi capturada pela pesquisadora Angela Albi, do Instituto Max Planck de Comportamento Animal.
LEIA TAMBÉM:
>Com estátuas do Homem-Aranha autografadas, casa de Stan Lee é colocada à venda
>VÍDEO | Decoração de Natal: o que dá para fazer com R$ 100?
>“É só uma lembrancinha”: 50 dicas de presentes de Natal de até R$ 50
A competição, promovida em parceria com a Royal Photographic Society, celebra anualmente imagens que destacam fenômenos científicos. A foto vencedora foi destaque na categoria Comportamento.
Confira as outras fotos incríveis vencedoras do prêmio:
“Logo após o nascer do sol ou antes do pôr do sol, as águas das Maldivas se tornam claras como cristal, oferecendo o cenário ideal para observar as interações entre tubarões de recife e seus cardumes de presas”, explicou Angela. O registro foi feito durante uma viagem de pesquisa realizada em 2024.
Segundo a pesquisadora, a cena ilustra o momento em que os tubarões mudam repentinamente de comportamento, passando de um nado calmo a uma perseguição agressiva contra o cardume.
O evento, segundo Albi, ainda está sendo estudado para entender o que desencadeia o comportamento dos predadores e como as presas reagem coletivamente.
O projeto de pesquisa é fruto de uma colaboração entre o Instituto Max Planck, a Universidade de Konstanz e o Centro MaRHE, e utiliza registros em vídeo para analisar o comportamento dos tubarões e dos cardumes.
O concurso da Royal Photographic Society é conhecido por reunir cientistas do mundo inteiro e premiar imagens que representam temas como astronomia, comportamento animal, ecologia e climatologia.
Hugh Turvey, diretor do comitê de Ciências da Royal Photographic Society, destacou a singularidade da imagem vencedora:
“A perspectiva aérea revela os instintos naturais em ação, com os movimentos sincronizados do cardume contrastando com a perseguição calculada dos tubarões. É uma representação perfeita do delicado equilíbrio entre predador e presa.”