Entretenimento e Cultura

Autor lança fábula que ajuda na convivência entre bichos e homens

Os malefícios da falta de consciência do descarte do lixo são exemplificados no conto através da degradação do ambiente escolar e proliferação de insetos e animais nocivos

Autor lança livro na próxima semana Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (14) o autor Vercelino João de Oliveira, lança seu terceiro livro infantil, “A escola e as Corujas”. O lançamento acontece no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 19h.

O livro, como em uma fábula, conta a interação de corujas e de uma comunidade escolar, de forma simples e pedagógica, a possível convivência harmoniosa e benéfica entre os bichos e os homens.

A escola e coruja também oportuniza trabalhar a questão do tratamento dado do resíduo domiciliar e escolar. Os malefícios da falta de consciência do descarte do lixo são exemplificados no conto através da degradação do ambiente escolar e proliferação de insetos e animais nocivos.         

A proposta do livro é que os animais pudessem nos ensinar a conviver pacificamente uns com os outros. A luta contra a falta ou a subversão dos valores que desqualifica e empobrece o meio em que vivemos e nossas relações. Na preservação das relações consigo mesmo, com os outros e com a fauna e flora, o homem encontra a sua única chance de sobrevivência. Na convivência harmoniosa entre seres iguais e diferentes.

“A escola e a coruja” é uma fábula na formação do povo desta “terra mais garrida”, de risonhos, lindos campo mais flores, de bosques com mais vida e de vida com mais amores.

O autor

Vercelino João de Oliveira nasceu em 1952, na Bahia. Com quatro anos de idade veio com sua família para o Espírito Santo, onde viveu toda a sua infância. Ele é autor de três livros, sendo os dois primeiros: O menino ninho e os filhotes de papagaio e O menino que tomava banho com xixi de vaca, textos baseados na sua história de vida.

Na escola, aos oito anos de idade, o autor perguntou para a professora: – O que deveria fazer para, quando crescer, ser professor, escritor e ser inteligente como à senhora? E a professora o estimulou dizendo que ele deveria desenvolver sai inteligência com muita leitura, ordem de disciplina.

Vercelino é formado em Teologia, com especialização em ensino religioso pela Faculdade Unida de Vitória e ainda e também tem formação em História pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia.

SERVIÇO

Data: 14 de setembro de 2015
Local: Auditória da Assembleia Legislativa
Horário: 19h.