Entretenimento e Cultura

Bailarino capixaba ganha bolsa de estudos na Suíça e cria vaquinha para custear passagem

Com apenas 19 anos, o jovem foi o único a conquistar a bolsa em uma competição nacional. Saiba como ajudar!

Foto: equipemdance

Notícia boa nunca é demais e quando se trata da realização de um sonho, ela precisa ser ainda mais compartilhada. O sonho em questão é do jovem bailarino Gabriel Ernandes, que ganhou uma bolsa de estudos em uma escola de dança na Suíça e agora está organizando uma vaquinha para pagar a passagem até o país.

>> Clique aqui e saiba como ajudar

Hoje com apenas 19 anos, o jovem Gabriel já se considera parte do mundo da arte. Na dança ele começou aos 16, mas desde muito novo o meio artístico já fazia parte da rotina do cariaciquense. Da música ao teatro, Gabriel conta que conheceu a dança sem muitas expectativas.

“Eu sempre estive dentro da arte. Sou músico e ainda pequeno aprendi a tocar piano sozinho e também aprendi a toca violão na igreja. Eu tinha a intenção de fazer teatro musical e entrei no ballet despretensiosamente, porque eu sabia que em algum momento eu deveria saber dançar”, explicou.

Uma relação, como o próprio Gabriel diz, despretensiosa, mas que resultou em bons frutos e de maneira bem rápida. 

Foto: equipemdance

De imediato, ele ingressou em uma turma adulta, destinada a pessoas que decidiram dançar já com uma idade mais avançada. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

No primeiro ano, Gabriel aprendeu os passos básicos, mas logo no segundo ano já conquistou uma vaga em uma turma adiantada e com aulas mais técnicas.

Rápida evolução chamou a atenção da escola

A rápida evolução não foi acompanhada somente pelos colegas e pelo próprio bailarino, mas também pela administração da escola.

“Ele entrou na turma de ballet adulto, mas sempre foi um menino que percebemos um talento muito grande nele. Além da dança, ele tinha uma veia artística muito grande e isso precisava ser aproveitado”, afirmou a diretora da Expressão e Arte, Helen Moreira.

Foto: equipemdance

De Joinville para a Suíça

O pouco tempo de experiência na dança não limitou as habilidades que logo levaram o jovem a se apresentar em Joinville com outros alunos da escola de dança Expressão e Arte, de Cariacica, sua atual instituição.

O tempo passou e surgiu a oportunidade de se apresentar no Prêmio Internacional de Dança de São Paulo (Pridansp). A competição de renome nacional contou com participantes de diversos estados brasileiros, mas foi na apresentação solo que Gabriel Ernandes encantou a todos e foi o único participante a levar para casa a bolsa de estudos na escola Area Jeune Ballet, em Genébra, na Suíça.

Confira a apresentação do bailarino no Prêmio Internacional de Dança de São Paulo (Pridansp)

“Eu encontrei um novo sentido”

Quando questionado sobre o desejo inicial de ingressar no mundo do teatro musical, Gabriel é categórico em dizer que não se arrepende da escolha que fez ao optar pela dança.

“Eu encontrei um novo sentido para o meu sonho e para a minha vida. Sou muito mais feliz no ballet do que seria no teatro. Nada me faz tão bem e feliz quanto eu sou na dança.”

Ao mesmo tempo em que se encontra preocupado, Gabriel também está encantado com a novidade. Para ele, a experiência tem se resumido a um misto de sentimentos.

“Estou desesperado, com muito medo de ir para um país que não fala a mesma língua que eu falo, que é desconhecido, que tem outra moeda, mas isso é a vida adulta começando agora. Estou, ao mesmo tempo, bastante ansioso, esperançoso e entusiasmado”, disse Gabriel.

Para a diretora da Expressão e Arte, Helen Moreira, a história de Gabriel é motivo de orgulho e admiração.

“Ver o Gabriel se destacando e saber que também tenho outros bailarinos que saíram do nível de pobreza é muito gratificante. Saber que a arte mudou a vida desses meninos, isso para mim é indescritível”, ressaltou.

Colabore com a vaquinha online

Apesar da alegria, do nervosismo e da empolgação com a oportunidade dos sonhos, ainda existe um caminho a ser trilhado. 

A bolsa de estudos conquistada pelo jovem bailarino concede moradia e remuneração na Suíça, mas a passagem e os demais custos são por conta própria.

Pensando nisso, Gabriel e os colegas da sua atual escola de dança, decidiram criar uma vaquinha online para ajudá-lo a conquistar mais essa etapa.

>> Clique aqui e saiba como ajudar

LEIA TAMBÉM: Covid-19: “Acreditamos que a bivalente será a grande vacina para 2023”, afirma secretário do ES