Entretenimento e Cultura

Ballet Bolshoi fará pré-seleção de jovens talentos em Guaçuí

As inscrições serão encerradas nesta quarta-feira (24) e podem participar meninos e meninas nascidos entre os anos de 1998 e 2007. A seletiva será no dia 30

O diretor artístico do Ballet Guaçuí, Ghleison Ricardo Alves dos Reis coordena as aulas práticas e teóricas da turma Foto: ​Divulgação

O Ballet Bolshoi no Brasil fará uma seletiva na próxima quarta-feira (30), em Guaçuí, na região do Caparaó. As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (24), e podem participar meninos e meninas nascidos entre os anos de 1998 a 2007 de várias partes do país. A seleção é uma parceria do Ballet Guaçuí e Casa de Veneranda.

Segundo o professor, coreógrafo e diretor artístico do Ballet Guaçuí, Ghleison Ricardo Alves dos Reis, essa é a primeira seletiva do Ballet Bolshoi no Espírito Santo. “Estamos feliz e eufóricos aos mesmo tempo com essa oportunidade. A pré-seleção foi aberta em âmbito nacional e esperamos mais de 100 participantes na quarta-feira”, comenta.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade. “Vamos receber três representantes da escola, que vão selecionar os jovens talentos para fazer a prova oficial, que acontece na sede da Bolshoi Brasil, no mês de outubro”, explica Ricardo.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Ballet Bolshoi ou na Casa de Veneranda, em Guaçuí, onde acontecerá a pré-seleção, das 8h às 17h. “A iniciativa de vir realizar a seletiva em Guaçuí veio deles. Sempre participamos das pré-seleções e já tivemos alunos selecionados. Quando surgiu essa oportunidade de vir selecionar as crianças com potencial, ficamos muito contentes”, finaliza o professor.

Casa de Veneranda

Hoje, cerca de 261 crianças são atendidas nos projetos da Casa de Veneranda, em Guaçuí Foto: ​Divulgação

A Casa Veneranda de Guaçuí é uma instituição filantrópica, que atende atualmente a 261 crianças e 52 adultos do município. Eles participam de atividades esportivas e aulas de: ballet, artesanato, dança, coral, teclado, violão, violino, flauta, muay thai, crossfit.

“Nosso principal objetivo é resgatar essas crianças e jovens. Ao longo desses anos, já notamos uma mudança na auto estima e uma transformação na educação e disciplinas desses jovens”, comenta a vice-presidente Kamila Nasser Fonseca Dutra.

Ela destaca a importância da seletiva do Ballet Bolshoi para a instituição. “É muito importante. Em dois anos de atividade do ballet já tivemos essa enorme conquista, uma vitória muito grande. Em 2016 completamos 40 anos de existência e serviços prestados para a sociedade, e essa é mais uma conquista”, conclui.

A Casa Veneranda começou com o bisavô de Kamila. Depois, passou para sua avô e tias. As crianças e adultos que estão nos projetos desenvolvidos são selecionados nas escolas públicas do município e devem atender os pré-requisitos. Um deles é ter a renda per capita por família de no máximo R$ 700. Os funcionários do local são voluntários.