Já são 10 milhões de usuários mostrando a vida como ela é: sem filtro, edições e sem anúncios. Essa é a proposta da nova rede social Be Real, que tem ganhado cada vez mais adeptos a conteúdos espontâneos, autênticos e imprevisíveis – afinal, o dia a dia das pessoas não é exatamente um mundo instagramável.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A plataforma foi criada na França, em 2020. Mas, com tantas mudanças recentes no Instagram, com novos filtros, aumento da exibição de vídeos e de publicações de contas que não são seguidas pelo usuário, a Be Real tem crescido bastante nos últimos meses.
Como funciona a Be Real
Disponível para Android e iOS, a rede social incentiva os participantes a postar com mais autenticidade.
Para isso, todos os dias, em diferentes horários, o Be Real envia uma notificação para o usuário, informando que está na hora de postar uma publicação. Depois dessa mensagem, o app só espera 2 minutos para que uma foto seja tirada. Simultaneamente, são capturadas imagens da câmera frontal e da traseira.
LEIA TAMBÉM: >> Comportamentos nas redes sociais são temas de discussões
A câmera é aberta direto no aplicativo e, dessa maneira, não é possível utilizar filtros nem editar as fotografias. A ideia é que as pessoas sejam mais reais e as imagens menos produzidas.
Só depois da própria publicação é possível ver as fotos dos outros usuários. Ou seja, se você não posta uma foto real, você também não vê os posts reais de seus amigos.
Interações de verdade
Outra proposta da Be Real é a interação entre as pessoas. O propósito não é ter muitos seguidores, mas estreitar os contatos com eles.
Primeiro porque só é possível ver os posts de quem aceitar a sua amizade.
Em segundo, no lugar de curtidas, a interação é feita pelo envio de fotos com a própria reação – o RealMoji -, ou por meio de comentários. Assim, a intenção é acabar com a busca desenfreada por likes e por engajamento, tornando as conexões mais próximas e reais.
Menos tempo nas redes sociais
Uma grande diferença entre a Be Real e as outras redes sociais é o perfil do usuário. Quando você adiciona alguém, não há álbum de fotos e nem posts a serem exibidos. Ficam à mostra apenas o nome e o avatar da sua conexão.
Enquanto isso, a timeline só exibe as fotos daquela data. Elas desaparecem no dia seguinte e são postadas novas fotos.
Por isso, também não existe a possibilidade de passar horas navegando por perfis e nem da famosa prática de stalkear outras pessoas.
E as marcas, como ficam?
Como não estão disponíveis as possibilidades de anúncios e perfis oficiais na Be Real, as marcas têm tentado interagir de novas formas com os consumidores.
Algumas empresas têm tentado publicar cupons exclusivos para a compra de produtos ou serviços. Outras, exibem os bastidores de maneira real e descomplicada, já que não há muito tempo para planejar um conteúdo.
Como usar a Be Real
– Na loja de aplicativos do seu celular, procure e baixe o app Be Real.
– Preencha seus dados – nome, idade e número de celular.
– Será enviado um código de confirmação via SMS. Basta digitá-lo no aplicativo.
– Adicione os contatos e convide amigos.
– Ative as notificações da Be Real no seu celular, já que qualquer interação no aplicativo só é possível depois do envio das suas fotos.
– Quando receber a primeira mensagem para o envio da imagem, você tem até dois minutos para a publicação. A contagem regressiva é feita no topo da tela. Caso o tempo seja ultrapassado, você não poderá ver nenhuma publicação dos seus amigos durante o dia.
– Reaja às publicações com selfies suas. Para cada reação, é preciso tirar uma selfie e enviá-la.
– Depois de interagir na Be Real, aguarde até o dia seguinte com o novo pedido de publicação.