Entretenimento e Cultura

Bienal Rubem Braga terá mesa de debate com criador do Porta dos Fundos

Além de Ian SBF, outros cinco autores, entre eles um angolano e outro português, estão confirmado e estarão em mesas de debate durante os seis dias de evento

O produtor Ian SBF estará na mesa sobre produção de conteúdo para a web Foto: ​Divulgação

A 6ª edição da Bienal Rubem Braga em Cachoeiro de Itapemirim confirmou na tarde desta quarta-feira (5) mais uma atração: o sócio-fundador do coletivo Porta dos Fundos, um dos maiores destaques do humor brasileiro na atualidade, o cineasta Ian SBF, será um dos debatedores da mesa ‘Produção de Conteúdo Para a Internet’, no dia 1º de junho.

Ian é diretor, roteirista, produtor e editor de vídeos do Porta dos Fundos, o quinto maior canal de entretenimento do mundo no YouTube, com mais de 10,5 milhões de assinantes e mais de 2 bilhões de visualizações, criado em 2012. Ele também escreveu e dirigiu a série “O Grande Gonzalez”, que mistura humor com mistério e apresenta personagens inspirados no submundo das festas infantis. 

Em 2015, lançou seu primeiro longa-metragem como diretor, “Entre Abelhas”, cujo roteiro escreveu em parceria com Fábio Porchat, também membro do Porta dos Fundos. Ian começou a carreira fazendo curtas, entre eles “O Lobinho Nunca Mente”, que recebeu vários prêmios, com destaque para os de melhor construção narrativa no Festival Brasileiro de Cinema Universitário e de melhor curta no Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Neste ano, a Bienal Rubem Braga terá, pela primeira vez, dois escritores internacionais: o português Gonçalo M. Tavares, vencedor do Prêmio José Saramago (2005), e o angolano José Eduardo Agualusa, finalista do prêmio Man Booker 2016. Também já foram anunciados os autores brasileiros Paulo Lins, Andrea del Fuego e João Paulo Cuenca.

Dedicado à memória do cronista Rubem Braga (1913-1990), natural de Cachoeiro de Itapemirim, o evento vai promover entre 31 de maio e 5 de junho uma ampla programação com debates sobre literatura, feira de livros, palestras, oficinas culturais, atividades para estudantes e apresentações musicais. Todas as atrações serão gratuitas e realizadas na Praça de Fátima, na área central da cidade. A programação completa será divulgada nos próximos dias.