Entretenimento e Cultura

Bloco Jaraguá anima Anchieta há 70 anos. Conheça mais essa história!

O bloco carnavalesco possui cerca de sete figuras representativas do mito, criado pelos jesuítas, no século XVI, como forma de amedrontar os índios no objetivo de catequizá-los

Bloco Jaraguá percorre as ruas de Anchieta durante o carnaval Foto: Divulgação/Prefeitura

Quem já curtiu o carnaval em Anchieta, certamente já conhece o grupo folclórico chamado bloco Jaraguá. A tradição tem mais de 70 anos e é passada por gerações.

É o caso do senhor José Luiz, considerado o guardião da tradição em Anchieta. Há mais de 40 anos, segundo a Gerência Estratégica de Patrimônio e Cultura, ele desfila no carnaval com um grupo de pessoas, composto por vizinhos e familiares. O bloco carnavalesco possui cerca de sete figuras representativas do mito, criado pelos jesuítas, no século XVI, como forma de amedrontar os índios no objetivo de catequizá-los.

De acordo com informações da Gerência Estratégica de Patrimônio e Cultura de Anchieta, o Jaraguá seria uma figura mitológica, produzida pelos jesuítas, com intuito da catequizar, ensinar artes, fomentar a agricultura e dificultar as guerras. O nome Jaraguá, significa em Tupi, o ‘bicho que pega’.

“Seria essa a história e estratégia utilizada pelos jesuítas para que os índios seguissem seus ensinamentos e regras. A lenda de um cavalo que aparecia do lodo para pegar possíveis revoltos”, conta Jeferson Mulinari e Silva, coordenador da cultura.