Quem quiser colocar o bloco na rua em Vitória precisa se programar, pois a folia deste ano na Capital conta com uma série de regras impostas por decreto municipal, publicado em 22 de dezembro de 2023.
>> Quer ficar por dentro de tudo sobre o Carnaval de Vitória? Clique aqui e entre no grupo do Folha Vitória
Dentre as decisões está a limitação dos desfiles dos blocos de rua entre 11h e 19h. O decreto aumenta em uma hora a duração da folia com relação a 2023 (que era até 18h), mas encurta o tempo de organização e concentração para os foliões.
Em anos anteriores, alguns blocos chegavam a se concentrar desde o início da manhã e a folia se estendia até a noite no Centro de Vitória.
Além disso, pelo novo decreto, apenas dois blocos poderão sair por dia pelas ruas da Capital. Os desfiles precisarão se movimentar a todo o tempo. Ou seja, não será permitido, segundo o decreto, que os blocos fiquem parados.
>> CLIQUE AQUI E CONFIRA TUDO SOBRE O CARNAVAL 2024
Nos dias do Carnaval nacional, entre 10 e 13 de fevereiro, estão proibidos desfiles de blocos em qualquer outra região de Vitória que não o Centro.
Organizadores interessados em realizar os desfiles precisam protocolar solicitação com 15 dias de antecedência, com todos os dados sobre os blocos para conseguir a autorização.
LEIA TAMBÉM: Carnaval: semana terá ensaios e encontros de escolas de samba; veja agenda
A organização do bloco Regional da Nair foi procurada pelo Folha Vitória, mas informou que ainda não irá comentar o decreto.
O que diz prefeitura
A reportagem procurou a Prefeitura de Vitória, que respondeu por nota que o decreto foi publicado “após diversas reuniões com ampla participação popular, líderes comunitários, representantes de blocos, moradores, autoridades constituídas, empreendedores, associações comerciais e foliões”.
A prefeitura disse ainda que uma comissão dos desfiles de blocos de rua é responsável pelo planejamento operacional dos desfiles e que esse grupo é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, tendo representantes de diversas secretarias municipais, incluindo Cultura, Governo, Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Segurança Urbana, Meio Ambiente, Saúde, além da Central de Serviços e da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.
Segundo a nota, até esta terça-feira (9), 10 blocos entraram com pedido para desfilar em Vitória. O decreto estabelece que o responsável pelo desfile deve protocolar a solicitação com, pelo menos, 15 dias de antecedência, informando todos os dados necessários para a autorização.
A prefeitura ainda destaca que o “bloco deve cumprir uma série de obrigações, como a observância das normas municipais, controle da poluição sonora, respeito aos limites de local, horário, concentração e dispersão, entre outras. Os desfiles devem percorrer itinerários autorizados pelo município, no período das 11 às 19 horas”.
“O decreto também destaca a importância da promoção de campanhas educativas sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável, coleta de resíduos, saúde e trânsito, tanto por parte do poder público quanto pelos próprios blocos”, finaliza a nota da prefeitura.