Entretenimento e Cultura

Bonde centenário de Vila Velha será exposto após restauração

As primeiras linhas de bonde surgiram em Vila Velha, no ano de 1912. No município, circulavam dois bondes em um percurso de 10 km de trilhos, sendo um que saía do Centro e outro de Paul

Restauração começou em janeiro Foto: Divulgação

Símbolo da história de Vila Velha, o antigo Bonde da Cidade está de volta. Depois de passar por um processo de restauração, que começou em janeiro deste ano, o veículo será apresentado no próximo dia 29 de abril, na Casa da Memória de Vila Velha, localizada na Prainha. Datado de 1930, ele é o único e último exemplar da história de transporte da cidade.

De acordo com o responsável pela restauração, Patrick de Oliveira, o veículo teve suas características originais preservadas. “O bonde possui 12 bancos. Todos foram restaurados. Restauramos a estrutura do piso e do teto. Tentamos restaurá-lo e colocar no original”, afirmou. 

As primeiras linhas de bonde surgiram em Vila Velha, no ano de 1912. No município, circulavam dois bondes em um percurso de 10 km de trilhos, sendo um que saía do Centro, e outro de Paul. O cruzamento dos dois acontecia na Estação de Aribiri”. Oliveira prefere manter segredo sobre a reforma. Segundo ele, o público terá uma surpresa. “ Não posso contar como ficou. Quem for conferir vai poder presenciar de perto a novidade”, disse.

Antes da restauração, o bonde ficou por alguns anos no Teatro Carlos Gomes e depois foi transferido para a antiga Escelsa, em Carapina, Serra. Principal meio de transporte da época, o bonde é de origem americana e todo aberto para ventilação, com assentos de madeira.

Serviço:
Data: 29 de abril
Local: Casa da Memória da Prainha de Vila Velha
Rua Luciano das Neves – 14 – Vila Velha
Entrada gratuita.