Bonecas negras com estilos e padrões de beleza bem diferentes da popular boneca da mattel estão fazendo mais sucesso que a Barbie na Nigéria.
A boneca surgiu do nigeriano Taofick Okoya, de 43 anos, que queria presentear a sobrinha mas não conseguiu encontrar uma boneca negra à venda criou uma concorrente de peso para a Barbie.
A coleção “Queens of Africa” foi inspirada nos três principais grupos étnicos da Nigéria e custa, aproximadamente, R$18,50.
Cerca de nove mil bonecas são vendidas por mês, o que já representa 15% do mercado de brinquedos do país, os clientes vêm de diferentes partes do mundo, como Estados Unidos, Brasil e países da Europa.
Em entrevista à revista Ellem Okoya falou sobre as vendas das “Queens of Africa” e contou sobre a missão da coleção, que é promover a cultura negra.
— Minha missão é fazer das “Queens of Africa” um símbolo de esperança e confiança, promovendo a história, a cultura e a moda africanas.
Okoya também acredita que muitas meninas, assim como sua filha, não se sentiam representada plas bonecas Barbie, e que sua filha já desejou até ter nascido branca, devido a influência ocidental sobre as crianças nigerianas.
— Isso é responsável por ela querer ser branca. E esse desejo dela me fez tomar consciência da necessidade de fazer minha filha feliz e orgulhosa por ser uma garota negra nigeriana.
O criador de “Queens of Africa” agora que as bonecas sejam sucesso nos Estados Unidos, já que já que seu produto foi limitado a lojas muito específicas e não está disponível nas prateleiras das grandes lojas de brinquedos comuns.
As bonecas podem ser encontradas no site queensofafricadolls.com, há também uma fan page no Facebook, que mostra as novidades da coleção.
Com informações do portal R7.