Entretenimento e Cultura

Brega-funk cresce 145% em 2019 e consolida sucesso pelo Brasil

Gênero extrapolou limites de Pernambuco e percorreu o restante do país; de acordo com Spotify, movimento mais que dobrou de audiência

Foto: Divulgação

O brega-funk, ritmo popular em Pernambuco, já rompeu as divisas e está bombando no Brasil inteiro! De acordo com a plataforma de streaming Spotify, o gênero cresceu 145% em audiência no aplicativo em 2019. 

O hit “Surtada,” de Dadá Boladão, Tati Zaqui e OIK, chegou ao topo das músicas mais tocadas, seguindo exemplo do sucesso Envolvimento, de Mc Loma e As Gêmeas Lacração que em 2018 conquistou o Brasil.

O Brasil vive um momento de democratização dos meios de produção em várias áreas culturais, como cinema, animação e música. Com a tecnologia mais gente passou a furar o eixo musical Rio-São Paulo. As produções aumentaram, com isso nascem as possibilidades de novos gêneros.

O Spotify fez um documentário sobre o tema com direção de Felipe Larozza e apresentação do jornalista GG Albuquerque, pesquisador de músicas periféricas. Albuquerque comenta a origem do gênero. “A história do brega-funk é a história da cultura de sobrevivência dos Mcs do Recife. O movimento reuniu elementos de diferentes cenas musicais da periferia do Brasil em uma batida eletrônica original e inovadora. Um som que mudou a identidade e o imaginário cultural de Pernambuco e Nordeste”, disse Albuquerque.

Top 10 músicas de brega-funk mais ouvidas

1. Hit Contagiante – Felipe Original, JS o Mão de Ouro, MC Kevin o Chris, Sodré

2. Envolvimento – MC Loma e As Gêmeas Lacração

3. Baile da Colômbia – Remix – DJ 2F, DJ Anderson França, MC Ysa, MK no Beat

4. Paralisa – MC Loma e As Gêmeas Lacração, MC WM

5. Não se apaixona – DJ Cassula, Dj Kelvinho, Jerry Smith, MC Loma e As Gêmeas Lacração

6. Surtada – Remix Brega Funk – Dadá Boladão, OIK, Tati Zaqui

7. Tome na Pepeka – Biel XCamoso, Mc Lucy, Shevchenko e Elloco

8. Treme Treme – MC Loma e As Gêmeas Lacração

9. Combate – Aldair Playboy, MC WM

10. Ninguém Fica Parado – Maneirinho do Recife, Shevchenko e Elloco 

Com informações do Portal R7.