Já pensou em admirar o nascer do sol do alto, enquanto toma café da manhã com amigos? O projeto “Amigos do Morro do Moreno” tem reunido centenas de pessoas todos os sábados, exatamente com esse propósito.
O café compartilhado surgiu há cerca de quatro anos, por meio dos irmãos Thiago e Jayme Gêmeos, juntamente com o amigo Jilson Fritz. Em processo de emagrecimento, o trio decidiu subir o Morro do Moreno, em Vila Velha.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Um amigo nosso também estava em processo de emagrecimento, então chamamos ele para subir o Morro do Moreno. Ele levou um bolo e uma garrafa de café, era sexta-feira. E aí começamos, toda sexta-feira. Rodamos três pontos no morro até achar aquele visual incrível e há dois anos mudamos o café para o sábado. Fomos fazendo uma oraçãozinha para começar, e foi crescendo, o café transbordou”, contou Thiago Gêmeos, organizador do projeto.
A ação funciona como um café compartilhado e gratuito, onde capixabas e turistas de diversos lugares se reúnem no início da manhã, por volta das 4h40, no pé do Morro do Moreno.
Na sequência, o grupo sobe o morro e contempla o nascer do Sol, acompanhado de uma oração, algumas músicas e muita comida.
“O café se superou bastante. O último agora foi um sucesso. Cada café é uma história, né? Faça chuva ou faça sol, o projeto acontece”, reforçou Thiago.
Ainda segundo o organizador, para aqueles que não podem contribuir com o café, o mais importante é estar presente. O objetivo da ação é, justamente, a união das pessoas em meio aos tempos difíceis, com relações superficiais e desconexão.
Apesar de atrelar a fé ao projeto, Thiago também destacou que o evento é aberto a todos, independentemente da crença. Somente no último sábado, foram 615 confirmações.
LEIA TAMBÉM: Busca por alternativas sustentáveis ao plástico é uma prioridade mundial
“O intuito do café é unir pessoas. Eu sou católico, mas a religião não domina o café. Quando fazemos a oração, não é nada robotizado, é o transbordar de Deus mesmo. Nós também fazemos uma campanha de limpeza do local, para preservar o ambiente, com a ajuda dos participantes”, acrescentou ele.
A publicitária Samantha Valladão disse que sempre foi convidada para ir, mas sempre ignorava os convites. Mas quando decidiu aceitar, teve a melhor experiência da sua vida.
“Subir o Morro do Moreno, na verdade, subir qualquer morro, é necessário motivação, um pouco mais de força e resistência, não é muito fácil. Isso nos faz acreditar que somos capazes de chegar até o topo. Isso nos dá fé e coragem e me motivou. Quando cheguei lá e vi como os Gêmeos realizam o projeto acolhendo as pessoas e as motivando, fiquei encantada”, disse Samantha Valladão.
Samantha ainda disse que todos os sábados ela sobre o morro para compartilhar um pouco das suas vivências. Ela compartilha tudo em suas redes sociais.
Interessados em participar podem entrar em contato com a organização por meio da página do Instagram @cafenomorrodomoreno_oficial ou pelo telefone (27) 99888-9954.
Confira algumas fotos:
*Texto sob supervisão do editor Gabriel Barros.