Entretenimento e Cultura

Cantor e compositor Xangai se apresenta em Cachoeiro na próxima quarta-feira

A apresentação será no Teatro Municipal Rubem Braga e contará com as participações do maestro João Omar e o artista visual e músico cachoeirense Rudson Costa

O cantor, compositor e violeiro baiano Xangai se apresentará no Teatro Rubem Braga, na próxima quarta-feira (23) Foto: ​Divulgação/Luciano Oliveira

Considerado um dos mais expressivos nomes da autêntica música regional do Brasil, Xangai estará em Cachoeiro de Itapemirim, na semana que vem, para realizar apresentação única no Teatro Municipal Rubem Braga.

O cantor, compositor e violeiro baiano subirá ao palco na próxima quarta-feira (23), em show marcado para as 20h. Farão participações especiais o maestro João Omar, filho do cantor e compositor baiano Elomar Figueira de Mello, e o artista visual e músico cachoeirense Rudson Costa.

Xangai apresentará ao público o repertório de seu mais recente CD, “Xangai”, lançado em 2015 para celebrar seus 40 anos de carreira.

Todo produzido em voz e violão, o álbum inclui 14 obras, como as inéditas “Eu” (adaptação do poema de Florbela Espanca) e “Ino no Cangaço”, além das regravações de “Estampas Eucalol” e “Espiral do Tempo”, dentre outras.

A plateia do Rubem Braga será presenteada, ainda, com diversos clássicos do cancioneiro de Xangai, como “Matança” e “Galope beira-mar”.

Apontado por muitos como um aglutinador de linguagens do sertão, o cantador Xangai mistura em seus trabalhos coco, baião, xaxado, xote, toada e ciranda. Procura cantar os sons de sua terra, criando uma música que se mantém longe dos modismos fonográficos, preservando a identidade da chamada “música de raiz”.

Dono de uma discografia bastante significativa (17 álbuns lançados), carrega alguns prêmios, e despontou na carreira com os discos “Cantoria 1” e “Cantoria 2”, gravados ao vivo com Elomar Figueira de Mello, Vital Farias e Geraldo Azevedo.