Entretenimento e Cultura

Capixaba com série indicada ao Emmy participa de evento sobre HQs em Vitória

Toda a programação do FestCria 2024 é gratuita. Interessados devem se inscrever via formulário

Foto: Gustavo Louzada

O FestCria 2024 terá como destaque nesta terça-feira (3) os capixabas Raul Chequer, Juliano Enrico e Federico Nicolai, criadores das animações “Irmão do Jorel” e “Acorda, Carlo” (indicada ao Emmy Internacional 2024). Eles vão bater um papo sobre o processo criativo e o impacto de suas produções.

O festival, que está na 4º edição, começou nesta segunda-feira (2) e vai até 7 de dezembro. Este ano, o tema “Hackear a Cidade” propõe uma reflexão sobre como repensar e reimaginar os espaços urbanos através da criatividade. 

Todas as atividades são gratuitas. Para participar, bastar se inscrever pelo formulário do evento.

LEIA TAMBÉM:

>> Vila Velha terá espetáculo de graça e vila natalina a partir desta terça

>> Folha Vitória mostra os bastidores do Carnaval a partir desta terça

>> Semana do samba no ES tem Péricles, Dudu Nobre, feijoada da Pega e mais

Carnaval e brasilidades

Na quarta-feira (04), das 18h às 20h, o Hub ES+ vai receber um debate sobre os carnavais de rua de Belo Horizonte, Recife e Vitória. A conversa será mediada pelo sambista e historiador Marcus Vinicius e contará com a participação de Luci de Nana, vice-presidenta da Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro); o professor Guilherme Varella, da UFBA; e a arquiteta e urbanista Camila Benezath, batuqueira de blocos de carnaval de rua de Vitória. 

No dia seguinte, quinta-feira (05), das 18h às 22h, a programação do festival traz uma conversa especial com o escritor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas, que vai falar sobre brasilidades e o carnaval de rua no Bar Gruta da Onça.

Processo criativo e animação

A programação de sexta-feira começa com a palestra de Ana Clara Balarini, que compartilhará sua experiência como designer no Will Bank, abordando o trabalho em um time de design dentro de um banco digital nacional. A palestra acontece na Sala Criativa das 9h às 10h.

Em seguida, das 10h30 às 12h, o DNAnimation, grupo de animação da UFES, apresentará a palestra sobre os processos criativos na animação, destacando como produzir um curta animado em 17 dias.

Eles compartilharão as etapas de criação, pré-produção e produção, e ao final, exibem o curta animado de forma inédita.

Etnografia e design

Simultaneamente, das 9h às 12h, o professor José Name (Ufes) ministrará uma oficina sobre etnografias audiovisuais no Lab Maker, explorando o uso de ferramentas audiovisuais em projetos sociais. 

No auditório, Douglas Negrisolli fará uma palestra das 9h às 12h sobre a interseção entre design, consumo e a indústria brasileira, com foco em práticas sustentáveis e estratégias inovadoras.

À tarde, das 13h30 às 16h30, na Sala Criativa, acontecerá a Oficina de Criação Esquisita, com Carol Cuquetto, incentivando a criação livre através do jogo surrealista “cadáver esquisito”.

No Lab Maker, das 13h30 às 14h30, Paula Gobetti (UFES) apresentará a palestra “O olhar-sentir-agir esterilizado”.

À tarde, das 13h30 às 16h30, o Felipe Nader (Ave Design) liderará a Oficina de Gestão Financeira para Negócios Criativos no Auditório.

A programação do dia será encerrada com uma mesa-redonda, das 15h às 16h30 no Lab Maker, com Comboio e DNAnimation (UFES), discutindo como manter a autenticidade na animação ao atender às demandas do mercado.

No sábado, 7 de dezembro, o evento inicia com a Maratona Criativa “Design Lab: do Sketch ao Sucesso”, das 9h às 16h30 no Lab Maker, em parceria com o Sebrae e o Distrito Criativo. Das 9h às 10h, a Amanda Lobos realizará uma palestra no Auditório sobre “Ilustração: Possibilidades e Carreira”.

À tarde, das 14h30 às 16h30, TEM Design realizará uma análise de portfólios na Sala Criativa, oferecendo feedbacks especializados para auxiliar os participantes a aprimorar seus portfólios e se preparar para o mercado de design.

Favela é Giro

No campo da arte contemporânea periférica, o público poderá conferir a exposição itinerante “Favela é Giro”, que está em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES). 

A mostra, aberta de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos finais de semana, das 10h às 16h, apresenta 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando tanto suas belezas quanto os desafios enfrentados pelas comunidades.

Para conferir a programação completa acesse aqui.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.