Um evento cheio de cultura acontece nesta quinta-feira (19), no Teatro Sesc Glória, das 19h às 20h30. A 1ª edição do Conexão Cultural Centro vai reunir uma rica diversidade de expressões artísticas.
A ação visa promover a integração das expressões artísticas por meio de uma parceria entre pontos de cultura da cidade.
O projeto conta com a participação das instituições culturais, Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi), Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Casa Porto das Artes Plásticas e Espaço Cultural Ubaldo Ramalhete Maia. Também haverá a presença especial do Circuito Cultural de São Pedro.
LEIA TAMBÉM
Capixaba forma campeãs de concurso para mulheres solistas
Abertas as inscrições para o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória
Arroz de fraldinha com abóbora: receita deliciosa
“O Conexão Cultural Centro tem como objetivo promover a transversalidade entre teatro, dança, música, artes plásticas e literatura, criando um espaço colaborativo onde essas expressões podem interagir e se enriquecer mutuamente. A parceria com o Teatro Sesc Glória destaca o compromisso em construir uma cultura mais inclusiva e acessível para toda a comunidade de Vitória”, declarou a coordenadora geral do Conexão Cultural Centro e diretora da Fafi, Fátima Rodrigues Burzlaff.
Em 2024, o projeto terá duas edições: na próxima quinta-feira (19) e no dia 8 de outubro. A partir de 2025, o encontro ocorrerá mensalmente, nas terceiras terças-feiras de março a junho e de agosto a novembro.
Com classificação indicativa livre, o projeto terá uma série de apresentações culturais que refletem a riqueza e a diversidade das artes:
1. Roda de Capoeira do MUCANE – Sob a orientação de Euder Soares da Costa, a apresentação celebrará a capoeira como uma expressão da cultura afro-brasileira, destacando sua importância histórica e cultural.
2. Desfile dos Bordados Livres – Jupiara Francisco Cruz Julio apresenta o trabalho artístico das mulheres do Circuito Cultural de São Pedro, destacando o bordado livre como forma de expressão e empoderamento.
3. Duo de Cordas FAFI – Violinos e Violas – Estudantes da FAFI, sob a direção de André Rosalem Signorelli, Maria Aparecida Dos Reis Valiatti Passamae e Suelen Peroni Ramos, apresentarão uma performance musical com duetos de violinos e violas.
4. Contação da História “O Casamento da Princesa” – Eliana Zandonade, do Grupo Chão de Letras, narrará um conto popular da África Ocidental, enriquecendo a programação com a tradição oral africana.
5. Coreografia “Feminino Cangaço” – A FAFI apresenta uma coreografia que homenageia as mulheres corajosas do cangaço, sob a direção de Gil Mendes, com participação de estudantes da 8ª série e do curso Técnico em Dança.
6. Puxada de Rede – Também sob a orientação de Euder Soares da Costa, esta apresentação ilustra a tradição cultural afro-brasileira dos pescadores, misturando dança, teatro e música.
7. Declamação da Poesia “Uma Bela Noite” – Eliana Zandonade declama um poema com ilustrações de Regina Miranda, oferecendo uma experiência poética visual e sensorial.
8. Coreografia “Raça” – Estudantes da FAFI, sob a direção de Julia Moraes, apresentam uma dança que explora a força e a determinação humana.
9. Violonistas do Circuito Cultural – Jorge Cardoso orienta uma apresentação que destaca a diversidade e técnica dos alunos com músicas icônicas do Brasil.
10. Contação da História “A Dona Onça e o Macaco Prego” – Eliana Zandonade traz a vida a uma história popular cheia de astúcia e humor.
11. Coreografia “A Outra Face” – Também sob a direção de Julia Moraes, esta coreografia explora as múltiplas facetas da identidade humana, com estudantes da 8ª série e do curso Técnico em Dança.
Ao todo o evento reunirá 97 participantes, incluindo representantes de diversas instituições culturais.
“Este projeto é mais que uma celebração das artes; é uma oportunidade de reafirmar o papel da cultura na transformação social e no fortalecimento das identidades”, finaliza Fátima.
1ª EDIÇÃO DO CONEXÃO CULTURAL CENTRO
Data: 19 de setembro das 19 às 20h30.
Local: Teatro Sesc Glória, Centro Histórico de Vitória
Entrada franca e classificação indicativa livre.