Conta-se que no passado, na região de Roda D’água, em Cariacica, alguns escravos eram impedidos de ir até Vila Velha, na prainha, para comemorar o dia de Nossa Senhora da Penha. Por essa proibição, começaram os festejos em outro lugar, afastado.
Atualmente, a festa tornou-se um evento, conhecido como o Carnaval de Congo e Máscaras, reunindo bandas de Cariacica, que durante todo o dia da padroeira, que neste ano é na próxima segunda-feira.
Mestre Valdeci Ferreira, fundador da banda de congo São Sebastião de Taquarúçu, conta que o pai passou o apito para ele, e há mais de quarenta anos é o líder do grupo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“A gente ia para a roça e lá eu ficava cantando, e naquela época, os mais novos só mexiam no tambor se algum mais velho autorizasse. Meu pai me ouviu cantar e depois de alguns anos, me levou para um ensaio”, conta o mestre.
De acordo com a organização do evento, no ano passado um público de 10 mil pessoas esteve em Roda D’água prestigiando a festa; já neste ano, são esperadas 15 mil pessoas.
João Bananeira
A figura folclórica que rodeia as festas com congo não é identificada. Mas a história ensinada é que um escravo quis ir numa festa que acontecia e somente pessoas brancas podiam entrar. Para não ser reconhecido, usou uma máscara, uma saia com folhas de bananeiras e cobriu os braços; assim, não seria reconhecido.
Hoje, a figura mascarada está presente nas apresentações e desde 2015, virou lei de fomento e incentivo à cultura no município.
Programação do Carnaval de congo em Cariacica:
Data: segunda, 8 de abril
Horário: das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água
8h – Concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água
10h – Saída em cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval de congo de máscaras, entoando cânticos sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo
10h30 – Missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com Frei Evanir Martins, no palco principal do campo do América, com participação das bandas de congo
12h – Discurso das autoridades e patrocinadores
13h – Show com a banda Casaca
14h – Encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas
16h – Apresentação das bandas de congo no palco principal
17h30 – Tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal
18h – Encerramento oficial com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo seguida de show pirotécnico marcando o fim da festividade
PÁGINA DE LAZER E TURISMO NO FOLHA VITÓRIA
O Folha Vitória conta com uma plataforma exclusiva para aproveitar e desbravar o Espírito Santo. E o melhor: bastam alguns cliques para você decidir o que fazer para se divertir.
Moderna e de fácil acesso, a página traz diversas opções de passeios, parques, praias, restaurantes e muito mais! Ao navegar, o leitor poderá conhecer opções com fotos e descrição de cada local segundo a sua “vibe”, ou seja, o que deseja fazer no dia. Para isso, há perfis diferentes que listam o que mais combina com você.
Para começar, é necessário acessar a página folhavitoria.com.br/vibes no menu da editoria de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Lá, o usuário encontra opções para selecionar qual é sua vibe do dia e a cidade onde quer curtir.
Para isso, basta ir em “selecione sua vibe” e “selecione sua cidade”. No primeiro ícone, estarão listados os perfis para escolha de cada usuário. Já no segundo, está a lista de cidades com destinos cadastrados na plataforma.
Os perfis são: cult, turistando, social, aventureiro, carnaval, praieiro, família, vibes do Caparaó, baladeiro e gourmet.
Cada um deles pode ser selecionado e, de acordo com o perfil escolhido, a plataforma oferece opções de destinos e programas, baseados na personalidade do usuário.