Nos últimos dias não se fala em outra coisa nas redes sociais: O escândalo em torno das últimas campanhas da grife espanhola Balenciaga.
Símbolo do mais alto luxo, a marca, que tem como assinatura uma estética sombria e disruptiva e um posicionamento anti-fashion, está sendo acusada de ter ultrapassado todos os limites.
Para a campanha de sua Collab com a Adidas, entre cenários corporativos, aparentemente normais, foram observados fragmentos de documentos que faziam alusão a casos judiciais da Corte Americana de pornografia infantil, abuso sexual de menores e, ainda, um livro de Michael Borremans, pintor e cineasta Belga, que, em sua obra mais famosa, “Fire from the sun”, aborda temas relacionados a pedofilia e outras assuntos sombrios relacionados a crianças.
Para completar, chocou a todos o fato de que, para a campanha de final de ano da marca, foram fotografadas crianças com aspecto apático, em cenários inapropriados e, ainda, segurando bichos de pelúcia com peças de BDSM, sigla que se refere a uma prática sadomasoquista.
Após o bombardeio de críticas, a marca publicou uma nota de retratação, mas, desta vez, ante a gravidade das acusações, suposta incitação à pedofilia e ao abuso sexual infantil, até famosos que consomem a marca publicaram manifestações de repúdio.
Fato é que esta não foi a primeira e, provavelmente, não será a última vez que a marca, que choca por ir contra o que é belo e por lançar itens banais a preços altíssimos em suas coleções, vai causar burburinho.
Relembre, agora, alguns dos itens bizarros da Balenciaga que retratam a estética estranha que representa a marca.
PARIS SNEAKER
O lançamento do tênis com aspecto destruído, que chegou a ser vendido por R$ 10 mil, foi considerado, por muitos, uma estratégia de marketing da marca.
BRINCO DE CADARÇO
O brinco de cadarço escandalizou a todos por custar mais de R$ 1 mil.
TRASH POUCH
A bolsa, inspirada em sacos de lixo, tinha um valor aproximado de R$ 9.400.
CROCS DE SALTO ALTO
O Calçado, conhecido pelo conforto, ganhou salto alto e foi destaque da coleção Primavera 2022, quando podia ser comprado por cerca de R$ 3,5 mil.
“Identificar-se com a história e o conceito da marca que você consome gera conexão, reflete sua autenticidade e, ainda, representa a prática de consumo consciente.” – Carol Falcão – Consultora de Moda e Estilo.
Veja a nota de retratação Balenciaga abaixo:
Texto de Carol Falcão – Consultora de Moda e Estilo