Entretenimento e Cultura

Cartazes acusam Meryl Streep de saber sobre abusos de Harvey Weinstein

Meryl Streep se envolveu em uma baita polêmica por causa do produtor Harvey Weinstein. De acordo com o The Hollywood Reporter, na última terça-feira, dia 19, diversos cartazes da atriz ao lado de Weinstein passaram a circular pelas ruas de Los Angeles, nos Estados Unidos, a acusando de saber sobre os casos de assédio e abusos envolvendo o nome do magnata de Hollywood que foram revelados ao longo deste ano.

A foto da atriz e de Harvey aparercem acompanhadas do texto Ela sabia, sobre os olhos de Meryl. Ainda segundo o veículo, a intervenção é liderada pela artista Barbara Kruger e questiona o silêncio da estrela no período em que trabalhou com Harvey. Até o momento, a artista não confirmou estar mesmo por trás da campanha, apesar de seguir o mesmo estilo de seus pôsteres.

A situação se deu após Rose McGowan, que revelou ter sido uma das vítimas de Harvey, criticar as atrizes que decidiram usar preto no Globo de Ouro, em especial Meryl. Desprezo a sua hipocrisia. Talvez devessem usar Marchesa, escreveu Rose, fazendo referência à grife de roupas criada pela ex-mulher de Weinstein, Georgina Chapman. Após um período de silêncio, Meryl enviou um comunicado à imprensa norte-americana afirmando que não sabia dos casos envolvendo o produtor:

Eu não conhecia os crimes de Weinstein, nem nos anos 90, quando ele a atacou, ou nas décadas seguintes, quando atacou outras. Não aprovo tacitamente a violação. Eu não sabia. Eu não gosto que mulheres sejam assediadas. Eu não sabia que isso estava acontecendo. Eu não sei onde vive Harvey, nem ele esteve em minha casa. Na minha vida, nunca fui convidada para ir para um quarto de hotel [com ele]. Estive no seu escritório uma vez, para uma reunião com Wes Craven para Música do Coração, em 1998. Nem todos os atores, atrizes e realizadores que fizeram filmes que Harvey Weinstein distribuiu sabiam que ele abusava de mulheres, ou que ele violou Rose nos anos 90, outras mulheres antes e outras depois. Só soubemos quando nos disseram, disse a atriz, que ainda revelou que só decidiu se pronunciar publicamente após Rose McGowan não responder qualquer tipo de contato de Meryl, que tentou esclarecer a situação.