O Casaca lança este mês um EP virtual que será comemorado com show da banda no próximo dia 21, no Correria Music Bar, em Vila Velha, às 22 horas. A entrada custa R$ 20,00.
O EP será disponibilizado em todas as plataformas digitais, como Deezer, Spotify e Itunes, e será composto por duas canções inéditas: “Consciência” e “Chega”.
Além disso, haverá versões mais recentes de “Sereia”, “Anjo Samile” e “Vida de Salário”, bem como duas remixes de “Sereia”.
Segundo o baixista e produtor do Casaca, Márcio Xavier, as canções inéditas têm influências diferentes.
“Consciência” vem com raízes do Afrobeat, enquanto “Chega” tem a pegada do pop internacional, na linha Jamiroquai.
Mesmo assim, elas trazem o som característico do grupo capixaba: as batidas do tambor, da Casaca e da percussão.
“O desejo de ‘tocar o público’ com uma canção inédita [ou novos sons] é o que todo artista espera. Se a canção for uma grande novidade, excelente. Se o público apenas gostar, está ótimo também. O que a gente sempre busca é fazer música boa”, disse Xavier.
EPs em alta
Desde 2013, o EP (sigla de ‘Extended play’, ou um disco com menos músicas), vem ganhando a adesão dos músicos brasileiros. O principal motivo é a queda na venda de CDs, provocada pelas novas tendências tecnológicas.
O EP apresenta várias vantagens, como o menor custo de produção e consequentemente um menor preço final para o consumidor.
Inicialmente, apenas artistas brasileiros em início de carreira faziam uso da ferramenta. Entretanto, atualmente grandes nomes da música têm lançado EPs, como por exemplo Luan Santana e Paula Fernandes.
Diferentemente do Brasil, no exterior o EP já está consolidado há muitos anos.