Entretenimento e Cultura

CASACOR ES terá ambientes estruturados com aço capixaba

Com forte presença em dois projetos da mostra, o aço contribui para um melhor aproveitamento dos espaços, uma construção mais limpa e com menor impacto ao meio ambiente.

Foto: Divulgação
Sergio Paulo Rabello, arquiteto.

Neste mês de setembro até 17 de novembro, os capixabas terão oportunidade de visitar a 23ª edição da CASACOR Espírito Santo, no Clube Ítalo-Brasileiro, Ilha do Boi, e conhecer seus 31 ambientes, especialmente projetados por arquitetos, urbanistas, designers de interiores e paisagistas. Dentre os espaços apresentados neste ano, têm destaque dois concebidos pelo arquiteto Sergio Paulo Rabello e que utilizam aço da ArcelorMittal Tubarão em toda a sua estrutura: a “Casa Urbana” e a “Cozinha Deca”.

Desenvolvidos com uma pegada sustentável, eles atendem ao tema central da mostra, que é “Planeta Casa”, e representam não só ambientes que priorizam a praticidade e a flexibilidade de morar, mas também a preocupação com valores como ética, diversidade e consciência.

Foto: Divulgação

Toda a estrutura metálica da Casa Urbana e da Cozinha Deca, incluindo vigas, pilares e telhas, são provenientes de aço da ArcelorMittal Tubarão, revelando uma tendência construtiva que vem ganhando cada vez mais espaço. Isso porque, considerado um material que pode ser reutilizado eternamente e em diversas formas, o aço apresenta inúmeras vantagens aos projetos arquitetônicos tanto em termos de alta qualidade quanto de eficiência e qualidades estéticas.

Matéria-prima 100% renovável, além de resistente e durável, o aço pode ser utilizado tanto em edificações residenciais quanto em obras corporativas, grandes pontes ou estádios de futebol. Além disso, proporciona maiores produtividade, velocidade construtiva e aproveitamento do espaço, gerando uma construção mais limpa, com menor impacto ambiental, redução no consumo de energia, no uso de outros materiais e de mão de obra.

Além do aço, presente também em obra da artista plástica Ana Paula Castro, os projetos do arquiteto Sergio Paulo Rabello apresentam rochas naturais certificadas pelas leis ambientais, madeira proveniente de reaproveitamento e vidros, que são 100% recicláveis. “Com o planeta cada vez mais degradado, a conscientização para preservar e cuidar do meio ambiente é essencial, também e principalmente, no meio arquitetônico”, explica o arquiteto.

Foto: Divulgação
 João Bosco Reis da Silva, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão.

Segundo João Bosco Reis da Silva, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, a parceria com a mostra, considerada o maior evento de arquitetura, design e paisagismo das Américas, está sendo uma oportunidade de explorar as possibilidades construtivas do aço e divulgar sua utilização no meio arquitetônico.

“Como permitem tratamento interno termoacústico e são modulados, tanto o projeto da Casa Urbana quanto o da Cozinha Deca podem ser desmontados e transportados, com remontagem integral ou parcial, em outro local. Essa versatilidade e a característica de reutilizar e ampliar a vida da estrutura vêm ao encontro das premissas da economia circular, com foco no reuso, fortemente abraçadas pela ArcelorMittal Tubarão”, afirmou.

Clique e saiba mais.