Entretenimento e Cultura

Casal de idosos chora ao ser separado após 60 anos de matrimônio

Depois de seis décadas, o casal foi obrigado a viver separado por não encontrar vagas na mesma casa de repouso. A foto viralizou nas redes sociais

Eles são casados há mais de 60 anos Foto: Reprodução Facebook

Uma foto de um casal de idosos está ganhando as redes sociais. Na imagem, registrada pela canadense Ashley Baryik, neta do casal, eles estão sentados um de frente para o outro e enxugam suas lágrimas com lenços.

Trata-se de Wolfram Gottshalk, de 83 anos, e sua esposa Anita, de 81. Eles são casados há mais de 60 anos, mas depois de todo esse tempo, foram obrigados a viver separados. Para a família, a situação é uma ineficiência do sistema de saúde público do Canadá.

A neta disse que a proposta da publicação nas redes sociais era dar um novo sentido de urgência à necessidade de reunificar o casal. “É a foto mais triste que já tirei na minha vida”, conta ela.

De acordo com Ashley, os avós, Omi e Opi, como são carinhosamente chamados por ela, foram separados pela primeira vez em janeiro, quando o avô foi hospitalizado com um problema cardíaco. Após o fato, os médicos recomendaram que ele fosse para uma casa de repouso.

Enquanto ele aguardava uma vaga, a esposa pediu que pudesse se juntar ao marido. A vaga de Anita foi encontrada rapidamente, mas Wolfram ainda aguarda, em um centro de transição, por um lugar na residência da esposa. A espera já dura oito meses.

“É desolador para minha avó, ela que quer estar ao lado do marido todos os dias”, disse Ashley, que ainda relata que o casal sempre chora quando se veem e que o processo tem sido emocionalmente esgotante para eles.

 “É a foto mais triste que já tirei na minha vida”, conta a neta Foto: Reprodução Facebook

A autoridade de saúde do local disse que tenta manter as famílias unidas, mas alega que as necessidades médicas de Wolfram são maiores do que as da sua esposa.

Um representante responsável entrou em contato com o casal na última semana, informando que a vaga para o idoso é prioridade número um.

Após a publicação da imagem no Facebook, muitos usuários da rede ofereceram doações para ajudar a levar o casal para uma residência privada. As ofertas, no entanto, foram recusadas pelo casal, que acredita que esse exemplo possa servir para pressionar por mudanças no sistema de saúde.

“Queremos uma saída para melhorar o sistema, não arrecadar dinheiro para achar um final feliz para um único caso, que é sintomático de um problema muito maior”, disse Ashley.

As informações são do Portal R7.