Entretenimento e Cultura

Catadores de material reciclável têm renda extra durante os desfiles

13 catadores de material reciclável, organizados em duas associações apoiadas pela Prefeitura de Vitória, estarão no Sambão do Povo colaborando com a limpeza

Catadores de materiais recicláveis pedem para que os foliões joguem as latinhas para a coleta na avenida Foto: Divulgação/Prefeitura

Durante os três dias do Carnaval de Vitória, 13 catadores de material reciclável, organizados em duas associações apoiadas pela Prefeitura de Vitória, estarão no Sambão do Povo colaborando com a limpeza ao separar os resíduos gerados na avenida, nas arquibancadas e nos camarotes.

As Associações dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) serão as responsáveis pela catação e pelo recolhimento de todo o material passível de reciclagem: latinhas de cerveja e refrigerante, garrafas pet, papelão e plástico.

Os trabalhadores estarão uniformizados e devidamente credenciados e usarão botas e luvas de proteção. Os catadores vão circular por toda a área dos camarotes e arquibancadas. A Prefeitura de Vitória também doará sacolas para o armazenamento do material. A triagem do material será feita logo após os desfiles.

Coleta

Todo o material coletado será armazenado no antigo Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, e, em seguida, recolhido pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse) e encaminhado para as associações.

Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. As associações são apoiadas pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre).

A expectativa é de que seja recolhida cerca de uma tonelada de materiais recicláveis, a maior parte de latinhas de alumínio, além de garrafas pet, plásticos, papel e papelão, entre outros materiais que podem ser reaproveitados.

As duas associações recolheram mais de 100 mil latinhas de alumínio durante os desfiles das escolas de samba em 2014.

Colaboração

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, para que o trabalho dos catadores tenha um resultado ainda melhor, é importante que os frequentadores dos camarotes tenham o cuidado de separar os resíduos.

“Uma atitude simples de separar o resíduo seco do úmido fará a diferença. Tudo foi planejado para que catadores que trabalham de maneira organizada se beneficiem da grande movimentação esperada nas três noites”, disse o secretário.

As principais vantagens da utilização de associações de catadores são a geração de emprego e renda para a comunidade, o resgate da cidadania e a inclusão social dos catadores, além da preservação do meio ambiente.