O Festival de Cinema Ambiental de Burarama, em Cachoeiro, o ‘Cine.Ema’, divulgou nesta quarta-feira (19), a seleção oficial dos filmes da mostra competitiva, que integra a programação da terceira edição do evento. Foram selecionados 15 filmes de curta duração nas categorias de ficção, animação e documentário.
A curadoria, composta por: Léo Merçon, Ilka Westermeyer, do Instituto Último Refúgios, e Roberta C. Fassarella, avaliou cerca de 100 obras cinematográficas dos estados do Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. O festival será realizado nos dias 30 de junho e 01 de julho, no distrito de Burarama.
Com o intuito de tornar Burarama uma referência cultural e turística no sul capixaba, o festival foi criado para valorizar a Pedra da Ema localizada no distrito. A pedra leva o nome por estampar em sua superfície a figura de uma Ema, transformando-se num símbolo da região.
Segundo os sócios da Caju Produções, Léo Alves e Tânia Silva, realizadores do projeto, o festival se configura como uma ação de educação ambiental envolvendo comunidade escolar, urbana, rural de áreas quilombolas e periféricas na busca pela transformação social, conhecimento e reconhecimento de suas identidades a partir do diálogo sobre desenvolvimento local relacionando o turismo, a sustentabilidade, a economia criativa e geração de emprego e renda.
Confira filmes selecionados!
– A piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva – Fic (GO)
– Andar de Trem, de Duda Larson – Ani (SP)
– Animais, de Guilherme Alvernaz – Ani (SP)
– Berço das Águas, de Wesley Gondim – Doc (DF)
– Capibaribe, da Nascente a foz, de Canário Caliari – Doc (PE)
– Cheiro de Melancia, de Maria Cardozo – Fic (PE)
– Enquanto Canto, de Sil Azevedo – Fic (RJ)
– Louça de Deus, de Eudaldo Monção Jr. – Doc (SP)
– Maria Cachoeira, de Pedro Carcereri – Fic (MG)
– Macacada, de Duda Larson – Ani (SP)
– Meu Rio Vermelho, de Rafael Irineu Alves Lacerda – Doc (MT)
– Pato-mergulhão: Vida e novas vidas, de Sávio Freire Bruno – Doc (RJ)
– Rio Verdadeiro, de Hidalgo Romero – Doc (SP)
– Uma Aventura na Caatinga, de Laercio Ferreira Filho – Ani (PB)
– Zoom, de Aristhotelis Tadeu Tiradentes – Fic (ES)