Readaptar. Esta tem sido a palavra predominante durante este tempo de pandemia. Inovar, ter uma nova rotina e adquirir novos hábitos têm sido atividades comuns para readaptar os costumes, as festividades e, claro, os encontros e reuniões semanais.
Com a Sociedade Epicureia: Clube de Leitura Literária, de Venda Nova do Imigrante, também se readaptou. Para manter vivo o hábito da leitura, muito importante para a construção da sociedade, o Clube resolveu inovar e realizar os encontros quinzenais via vídeo-chamadas. Assim, a proposta do projeto continua incentivando o gosto dos participantes e alcançando novos integrantes.
“A pandemia fez com que nos distanciássemos durante uns meses, até que veio a ideia de tentarmos encontros virtuais, e foi um sucesso. Graças às possibilidades de aproximação que a tecnologia nos oferece, agora estamos voltando a trazer para nossas tardes de sábado aqueles debates animados sobre obras literárias”, explica Rafael Cavalcanti do Carmo, professor de literatura e coordenador do projeto.
Cada um de sua própria casa, o Clube de Leitura proporciona a troca de experiências e uma socialização segura durante esta pandemia da Covid-19. “Sobretudo nos difíceis tempos que temos vivido, manter perto de nossas rotinas as diferentes formas de expressão artística é mais que um prazer; é uma necessidade”, comenta Rafael.
Quinzenalmente, os participantes do Clube de Leitura se reúnem virtualmente para bater um papo sobre literatura. Neste novo formato de encontro, eles continuam fazendo as leituras prévias das obras literárias e, agora, leem e discutem contos, que são textos literários mais curtos, ao invés de lerem e debaterem romances.
O que contam os participantes
A participante Teodora Bragato é uma das assíduas do Clube de Literatura e se diz grata pela oportunidade de serem realizados encontros online. Desta forma, mais pessoas podem participar do projeto, mesmo não morando em Venda Nova.
“Os contos ajudam aqueles que estão em home office e não têm tempo para ler um livro. Mas o que considero mais importante é estar pensando em coisas boas, que transformam nossas vidas”, disse a leitora, que também é contadora de histórias.
Uma das novas integrantes do Clube de Leitura é Eliza Zamagna, que mora em Vitória e que participa das reuniões, agora online. “Uma das atividades mais prazerosas desta pandemia é ter um pouco mais de tempo para a leitura. Agora imagine o que significa, além de ler, poder dialogar com outros amantes da literatura sobre um texto lido por todos? É uma experiência maravilhosa! Tão interessante que tenho a impressão de estar junto com meus queridos e queridas de Venda Nova”, detalha a leitora.
Sociedade Epicureia
O Clube de Leitura de Venda Nova do Imigrante Sociedade Epicureia é uma iniciativa criada pelo Instituto Federal de Venda Nova. O projeto de extensão teve início em março de 2019 e, neste novo formato, promoverá encontros ao longo de todo o ano. Confira a programação das próximas reuniões virtuais:
Horário: sempre às 15h
Sábado, 11 de julho: será discutida a obra “O crime do professor de matemática”, de Clarice Lispector
Sábado, 25 de julho: será discutida a obra “Sem enfeite nenhum”, de Adélia Prado
Sábado, 8 de agosto: será discutida a obra “Corações Solitários”, de Rubem Fonseca
Local: os encontros virtuais acontecem via Google Meet, uma plataforma de chamadas de vídeo. O link é disponibilizado a partir das 14h nos dias dos encontros. Para mais informações, é preciso entrar em contato pelo telefone (28) 99972-8112.