Entretenimento e Cultura

Colóquio de arte e pesquisa movimenta Ufes na segunda-feira

Neste ano, a ação traz como temática as conduções da contemporaneidade em um contexto pós-pandêmico

Foto: Divulgação / Colarte
Versos aninhados 1. Material: ninho e resina. Ano 2023. Autora: Stela Maris SanMartin

Com início na próxima segunda-feira (18), estudantes e egressos do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA) irão organizar o Colartes, evento regional que promove a junção das artes com a pesquisa acadêmica. 

Neste ano, a ação traz como temática as conduções da contemporaneidade, em um contexto pós-pandêmico. 

O evento termina na terça-feira (19) e conta com uma programação recheada de participações especiais e atrações culturais. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“A perspectiva é que os alunos que estão na fase final, no período de início e final da dissertação, apresentem um capítulo ou um texto referente a um capítulo, da sua dissertação. Além disso, a turma de calouros pode apresentar um resumo do projeto que pretendem desenvolver”, explicou o professor José Cirillo, coordenador do PPGA. 

Ainda segundo o coordenador, o evento visa divulgar, entre o corpo estudantil da universidade, a produção de alunos, egressos e professores do núcleo. 

“Temos dois públicos-alvo: os formandos, mestrandos, de um modo geral, e os alunos que trabalham com Iniciação Científica na graduação. Então, a troca de experiência é o grande legado que beneficia todo mundo”, comentou. 

LEIA TAMBÉM: X Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA da UFES – COLARTES 2024

Além disso, segundo a professora do PPGA e curadora da exposição, Stela Maris Sanmartin, participantes e convidados terão a oportunidade de expandir os horizontes e enxergar o papel da arte na pesquisa científica. Ela defende que a arte pode atuar como uma ponte entre diferentes realidades e como veículo para conexão entre o mundo interior e exterior. 

“Isso porque as linguagens artísticas abrem caminhos para explorar as diversas dimensões da experiência humana. Esta exposição apresenta diferentes encontros, entre o passado e o futuro, o material e o virtual, presente na investigação contemporânea, e nos convida a contemplar a arte como pesquisa, mediadora também das teorias e das práticas nos espaços formativos”, afirmou. 

Confira a programação do COLARTES 2024

Segunda-feira (18)
9h às 10h: Abertura e credenciamento no Auditório CEMUNI IV com Coffee Break;
10h às 10h20: Recital de Piano e Violino com Ms. Ismahel Carvalho de Souza (Professor de Violino do Projeto Música na Rede) e Ms. Fabrício do Rosário Moreira (Professor de Piano na FAMES);
10h30 às 12h: Mesa de Conferência: Novos rumos da Pesquisa em Artes no PPGA; 
12h às 14h: Almoço; 
14h às 14h30: Performance de Abertura na GAP-UFES: Nó Solto (Felippe Brandão, Gabriel Amorim e Jenni Prélio) e convidada, Mônica Nitz; 
15h às 15h30: Apresentação de Painéis; 
15h30 às 18h: Sessões de Comunicação. 

Terça-feira (19)
9h às 11h: Conferência: Poéticas Gravadas, Matrizes de Sentidos: abstracionismos e a gravura no eixo Rio-São Paulo (com intervalo para Coffee Break); 
11:10 às 12h: Apresentação de Painéis; 
12h às 14h: Almoço; 
14h às 16h: Sessões de Comunicação; 
17h: Encerramento.  

Acesse a programação completa abaixo:

*Texto produzido pela estagiária sob supervisão da editora Daniella Zanotti