Entretenimento e Cultura

Com belas paisagens, Itapemirim oferece sete lugares para aproveitar o feriado. Confira!

O município, que faz divisa com sete municípios, oferece opções para quem gosta do mar e das montanhas, além de boa comida e aventura nos pontos turísticos

A pedra do Frade e a Freira são duas montanhas rochosas de granito e atrai amantes de aventuras radicais ao município de Itapemirim Foto: ​Alissandra Mendes

Com o feriado de 7 de Setembro no meio da semana, roteiros de passeio bate e volta são opções para quem quer fugir da rotina e conhecer novos lugares. Em festa de comemoração aos 201 anos, o município de Itapemirim oferece opções de passeios, que vão do mar às montanhas.

O município de Itapemirim faz divisa com sete municípios: Marataízes, Piúma, Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Presidente Kennedy. Por isso, é necessário uma programação para visitar o município, que tem uma enorme extensão e tem atrativos diversos.

Para quem gosta de colocar o pé na areia e não abre mão de um banho de mar, pode escolher entre as praias de Itaipava, Itaoca ou Gamboa. A praia de Itaipava chama a atenção pela areia branca, água clara e o colorido das embarcações que ficam ancorados devido à proximidade com a colônia de pescadores. Bem perto da praia, existem pousadas, restaurantes, camping e barraquinhas de comidas e artesanatos no período de alta temporada. 

Itaoca, o mesmo que ‘Casa na Pedra’, é uma praia de pesca e fica em frente à Ilha dos Franceses. O trecho norte é quase deserto, com vila de pescadores e pedras nas extremidades. Ao sul, a praia tem quase oito quilômetros de areia até próximo à foz do rio Itapemirim. De águas cristalinas, e grande faixa de areia branca, Itaoca tem quiosques à beira-mar. A orla é urbanizada, possui iluminação e infraestrutura para receber de forma adequada o turista.

A Ilha dos Franceses é um verdadeiro paraíso natural e se destaca por sua beleza. Com águas cristalinas e ideal para a prática de mergulho. É possível encontrar também diversas espécies de aves raras que habitam o local. Durante a alta temporada há passeios de escuna que partem de Itaoca e Itaipava.
Apesar de ser próxima ao centro de Itaipava, a praia da Gamboa é sinônimo de tranquilidade. O termo ‘gamboa’ significa: local, no leito dos rios, onde se remansam as águas, dando a impressão de lago sereno.

Montanhas

Um dos cartões de visita da cidade é o Monte Aghá. Para os amantes de caminhadas, voos de asa delta e trilhas de trekking são as aventuras preferidas. O maciço rochoso de 300 metros de altura, a 100 metros da areia da Praia do Martinho é o lugar perfeito para a prática de esportes. Na língua dos Tupiniquins, Monte Aghá quer dizer ‘Monte de ver Deus’. Para quem o vê a partir de Itapemirim, sua figura lembra a de um elefante deitado e, segundo os esotéricos, o fato representa riqueza para o município.

No Frade e a Freira são duas montanhas rochosas de granito localizadas em Itapemirim, e está entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. O local é um atrativo para os amantes de esportes radicais que gostam de praticar montanhismo e rapel.
A lagoa Guannandy ou lagoa do Gomes tem seu potencial turístico por ser uma imensidão de água doce. É considerado um reservatório natural e serve de abastecimento para o distrito de Itaoca/Itaipava.

Na igreja Nossa Senhora do Amparo é um possível fazer um passeio histórico. Inaugurada oficialmente em 15 de setembro de 1855 pelos capuchinhos, o templo é o principal marco histórico do município. A arquitetura da mais que centenária igreja não tem estilo definido, apesar de demonstrar tons romanos e portugueses. Sua fachada nos remete ao passado e em seu interior é possível encontrar imagens que resistem a ação do tempo. Os sinos que anunciam o início da Celebração Eucarística estão suspensos na cúpula de uma das torres e a Capela do Santíssimo está localizada logo na entrada do santuário.