Vocês com certeza já ouviram ou já participaram da tradicional Festa da Polenta, que acontece sempre no município de Venda Nova do Imigrante. A novidade é que o evento, que começa nesta sexta-feira (6) e vai até o dia 15 de outubro agora virou patrimônio cultural do Espírito Santo.
Leia também: “Tripinha”, comida típica de Linhares, é considerada patrimônio imaterial do ES
A Lei 11.919/2023, publicada no diário oficial desta quinta-feira (5), agora reconhece e valoriza um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do estado. O projeto de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) foi sancionado pelo governo do Estado e promulgado pela Assembleia Legislativa.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A 45ª Festa da Polenta acontece neste ano a partir desta sexta-feira (6) até o dia 15 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, conhecido como Polentão.
Realizada desde 1979, a celebração acontece sempre no mês de outubro e busca preservar a cultura italiana.
Como o próprio nome já diz, a polenta é a protagonista e ganha várias versões: frita, com molho, queijo, linguiça, enfim. Não importa como, mas ela sempre marca presença.
O ponto alto da festividade é o tombo da polenta, quando o caldeirão gigante entorna mais de uma tonelada da iguaria.
E olha que legal: de acordo com a organização do evento, para preparar 1,2 mil quilos de polenta, é preciso 400 quilos de fubá e muita água!
Além da gastronomia, a programação conta com desfile, atrações musicais e apresentações de grupos típicos. Vale destacar também o caráter social da iniciativa, que é organizada por voluntários.
Sempre no final do evento, parte dos recursos arrecadados é destinada a entidades filantrópicas do município.