Indiscutivelmente, arroz com feijão é o prato que mais representa o brasileiro. Basta chegar a hora do almoço ou do jantar para o cheirinho dos temperos pairar pelo ar e deixar qualquer um com água na boca.
Para que os alimentos feitos em casa fiquem ainda mais gostosos e satisfaçam o paladar, um arroz soltinho, um feijão bem temperado ou um macarrão no ponto certo são ideiais.
Alguns truques usados pelos chefs de cozinha fazem com que pratos tradicionais na mesa e na cultura brasileira fiquem mais bonitos e saborosos.
Conhecer estes truques culinários é apenas uma das habilidades que serão avaliadas nos competidores do reality “Chef de Família”, que estreia na TV Vitória/Record TV neste sábado (04).
>> Acesse o hotsite do “Chef de Família” e saiba mais sobre o programa
Para te ajudar a melhorar o desempenho na cozinha e a entrar no clima do programa, o chef e apresentador Alessandro Eller separou algumas dicas. Com elas e o seu talento, você terá mais chances de arrebentar e conquistar todos da família pelo paladar. Confira as dicas:
Caldo do feijão
Para engrossar o caldo, retire uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Em seguida, retorne o feijão amaçado à panela e deixe no fogo por alguns minutos. O feijão amassado irá se dissolver e deixar o caldo mais grosso e apetitoso.
Arroz soltinho
Lave bem o arroz antes de começar a cozinhar. Use água quente no preparo e adicione algumas gotas de suco de limão para deixar ele sempre soltinho.
Macarrão
Para que a massa não fique grudenta, a dica é usar um litro de água a cada 100 gramas de macarrão para o cozimento. Lembre-se de ficar de olho no tempo de preparo recomendado pelo fabricante.
LEIA TAMBÉM: Receita leve e saborosa: Macarrão integral com cenoura ao molho de iogurte
Moqueca
O prato tradicional do capixaba não poderia ficar de fora. Para preparar uma moqueca perfeita, a dica é usar tomates bem maduros. Segundo o chef, isso deixará o molho mais adocicado e menos ácido, o que combinará perfeitamente com os demais ingredientes tradicionalmente utilizados no preparo.
Omelete
Para deixar a sua omelete sempre macia, a recomendação é bater as gemas e as claras separadamente e só juntar depois, quando for levar para o fogo.
Legumes cozidos
Legumes sem cor não “enchem os olhos”. Para deixar os legumes e verduras mais bonitos, cozinhe no vapor. Além da coloração se manter, esse tipo de preparo também conserva os nutrientes e sabor.
Cheiro forte da carne do frango
Para tirar o cheiro forte da carne de frango, o chef orienta lavá-la com água e esfregar com vinagre ou suco de limão. Em seguida, enxágue bem a carne. Depois, é só preparar como quiser.
Temperos e ervas
Este é o espaço para se aventurar na cozinha. Comece pelos temperos que já têm afinidade. Misture alguns temperos e ervas para temperar a carne, por exemplo. Aos poucos, você pode descobrir novos sabores e as combinações que mais agradam o paladar da família.
Quarta temporada do “Chef de Família” estreia neste sábado
A nova temporada do reality de gastronomia “Chef de Família” está chegando. Ao todo, 12 competidores irão batalhar para conquistar os jurados e levar o título de melhor cozinheiro da temporada para casa.
O chef e apresentador do programa, Alessandro Eller, garantiu que a temporada está imperdível.
“Estamos trazendo pessoas de várias cidades do Espírito Santo. Tem gente que já é formado em gastronomia, amadores e profissionais da área. Essa mistura é muito bacana para o Chef de Família”, destacou.
A nova temporada terá um quadro especial com Haeckel Ferreira, que irá mostrar detalhes dos bastidores de forma descontraída e bem humorada. O programa estreia neste sábado (04), a partir das 14h, na TV Vitória/Record TV e pelo Folha Vitória. Não perca!
LEIA TAMBÉM:
>> Relembre quem são os 12 competidores da 4ª temporada do reality mais saboroso do ES
>> Chef de Família terá quadro de humor, memes dos participantes e até dancinha com Alessandro Eller
>> Falta pouco! Alessandro Eller fala sobre expectativas para 4ª temporada do Chef de Família