Comportamento

Férias escolares de mãe para mãe.

Férias escolares de mãe para mãe.

Férias envolvem mudanças na rotina que podem acarretar alguns desafios para quem tem o Autismo. Aquela tão sonhada viagem de férias pode ser um desafio e tanto para pais atípicos quanto para o autista, pois em uma só família pode haver mais de um TEA  (Transtorno do Espectro Autista) e com níveis de suporte diferente, um filho pode ser nível de suporte de nível 1 e gosta de sair de casa, porém o de nível de suporte 2 acima não gosta de sair, prefere ficar em casa já o outro de nível suporte 3 prefere fazer sempre os mesmos passeios.

E agora?

Afinal, todos nós, pais de filhos autistas precisamos sair um pouco da nossa rotina para descansar também. Sem contar que sonhamos com aquele passeio ao longo da vida.

Explicar para a família o quanto esse passeio vai ser importante para todos e que trará novas experiencias com certeza vai diminuir a frustação dos que preferem o quarto.

Pessoas com autismo tem dificuldade com mudanças de rotina, além de possuírem dificuldades sensoriais. Isso influencia na escolha do passeio.

Os pais precisam criar estratégias para que o passeio não seja frustrante, planejar as férias é o primeiro passo, sempre explicando para os filhos que o tempo deles irá ser respeitado.

Esse diálogo vai ajudar a diminuir a ansiedade e evitar contratempos. Pedir ajuda da criança autista para planejar roteiro da viagem, vai trazer mais conforto para ela. O ideal é escolher passeios que não aumentem a ansiedade, levar sempre por perto seu brinquedo ou objeto que lhe traga confiança, vai trazer conforto e segurança,  e se perceber qualquer aumento de irritabilidade da criança, diminua o ritmo.

Faça uma pequena mala com objetos, livros, fone de ouvido, coberto favorito, brinquedos, isso trará mais conforto na viagem.

Não estenda muito as férias para não ter prejuízo no tratamento. Levar sempre o cordão de girassol ou pulseira de identificação, ajuda muito. Lembre -se você não está só.

Leide Pires é fundadora do Instituto Leide Pires. Mãe de autista, é autora do livro: “Muito prazer, sou mãe da Barbara. Leide Pires é formada em direito, administração e marketing.

Instagram: @colunaleiepires