Comportamento

Quer iniciar o ano com a equipe engajada?

Quer iniciar o ano com a equipe engajada?

Quer iniciar o ano com a equipe engajada?

O futuro é humano e potencializado pela IA (Inteligência Artificial). Em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, surge a urgência de equilibrar o avanço tecnológico com a preservação dos valores humanos.

Desafios contemporâneos, como a dependência digital, alienação social e a despersonalização, destacam a necessidade de uma reflexão sobre o papel da tecnologia em nossas vidas e como achar um ponto de equilíbrio sem perder os valores humanos e a nossa essência!

O impacto da tecnologia nas relações humanas é inegável, por um lado fortalece conexões autênticas e aumenta a produtividade, ao mesmo tempo, há os momentos em que ela pode distanciar as pessoas e criar dependência digital.

Mas, podemos moldar um futuro onde a tecnologia serve como um facilitador da conexão humana e sua precisão nas ações. A Inteligência Artificial, impacta diretamente na ação de automatizar tarefas repetitivas, em aumentar a precisão, na análise de grande volume de dados e antecipação de risco.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, profissionais que utilizam a IA em suas atividades serão mais requisitados, isto também serve para as empresas. Há uma expectativa de crescimento significativo, especialmente para funções relacionadas a análise e ciência de dados, big data, aprendizado de máquina de IA e segurança cibernética, com previsão de aumento de até 30% até 2027.

A decisão não é só como aplicar no seu negócio, mas como potencializar e trazer precisão para o humano de forma sustentável. É preciso considerar que as organizações são criadas por pessoas, com pessoas e para pessoas. Assim, ao iniciar um novo ciclo você, como líder, pode fazer diferente e alcançar resultados diferentes fortalecendo o humano que existe em cada colaborador.

Uma das  tendências para 2024 é fortalecer o humano, as relações, as conexões genuínas.

Assim, mesmo que você trace metas, objetivos, é no dia a dia que você gera resultados com pequenas ações e a constância. Neste sentido, o maior dilema é a inteligência colaborativa entre pessoas e a tecnologia para gerar valor e sustentabilidade produtiva.

Segundo Jack Welch das três métricas mais importantes para medir a saúde de uma empresa, que são o engajamento dos funcionários, a satisfação do cliente e o fluxo de caixa. O Engajamento dos colaboradores está nas mãos da liderança.

Então, gere engajamento personalizando as ações e valorizando as entregas, trazendo a intencionalidade em cada ação da gestão de talentos. Isto é, saber o quer alcançar com sua equipe e, tomar decisões , assumir responsabilidade, ter consciência do que precisa ser feito e ir para a ação no trato com a sua equipe.

Você precisa ter coerência entre o discurso e a prática promover experiências praticas no dia a dia de seus colaboradores do que que se prega em reuniões.

Então, siga estas dicas:

1. Conheça o perfil de cada membro da equipe

Promova um entendimento profundo de cada membro da equipe, assegurando que ocupem posições alinhadas com suas habilidades.

2. Forneça feedback constante

Mesmo sendo focado em ação passada, permite o crescimento e desenvolvimento voltado para o futuro. Concentre-se no desenvolvimento de competências individuais. Inicie o ano já uma rota de mudança e um plano individual.

3. Estabeleça ambientes propícios para conexões e intercâmbios entre os membros da equipe. Crie espaços de troca, descompressão ou momentos de busca de soluções e cocriação

4. Traga clareza de maneira inequívoca sobre as atribuições e responsabilidades de cada membro. Mostre as atividades e responsabilidades, principalmente destaque o diferencial de cada entrega nos resultados. Reconheça o mérito e o que se irá alcançar ao final, construindo uma ação ganha a ganha.

5- Construa junto com a equipe

Ao definir os objetivos, antes de decidir o caminho, as ações, traga o seu sua equipe para cocriar. Isto gera senso de pertencimento, engajamento e corresponsabilidade.

6- Lembre-se de que “um líder não é um herói, mas um guia”, incentivando o crescimento coletivo. Um erro comum é achar que é insubstituível e querer ter respostas e soluções prontas. Prepare sua equipe para absorver as novas responsabilidades e guie a jornada. Seja parceiro e se lembre que você também já teve um primeiro dia e já cometeu erros.

Um elemento chave é eliminar as falhas de comunicação e o efeito “rádio corredor”.

Uma comunicação assertiva, clara e transparente impulsiona os resultados!

Não seja o herói, seja o guia!

Tania Telles é palestrante internacional, com foco em liderança e gestão de mudanças. Mentora de líderes e carreira, treinadora de treinadores, empresária e escritora. Possui vasta experiência no mundo corporativo e visão sistemica. Eleita mentora do ano em 2022 pela GMG Global Mentouring Group. É embaixadora da Integral Woman Global no Espírito Santo e membro da AHBLA Academia Hispano Brasilena de Ciências, Letras y Artes. Autora do método VITTA.

Instagram: @taniatellesbr