Ontem em Live no Instagram do @folhavitoria com a Daniella Escocard, Gerente de Comunicação Integrada da FINDES – Federação da Indústria do Espírito Santo, conheci um pouco mais desse sistema de grande dimensão, conectado com inúmeras entidades como o IDEIES, IEL, CINDES, SESI e SENAI que também ampliam ainda mais esse mundo de oportunidades que muitos não conhecem.
O SENAI é conhecido pela educação profissional, mas também tem sua conexão com soluções em tecnologia a exemplo da FindesLAB que conecta empresas com programas de inovação aberta e desafios. O SESI por sua vez, conhecido pela educação básica, é forte na área de saúde e segurança já auxiliando inúmeras empresas. O escopo de serviços é amplo, e todo mês ainda, novas vagas de cursos gratuitos são abertas pelo SESI/SENAI, como neste mês esgotando 17000 vagas somente no Espírito Santo.
Reconheceu que a comunicação é um desafio já que cada entidade tem sua característica mas sendo preciso falar de forma unificada para servir de referência e direcionamento, fortalecendo o elo de ligação e chegando a cada vez mais pessoas. Neste período, reforçou a dedicação em compilar dados para disponibilizar e auxiliar nos pleitos junto ao Poder Público, realizando capacitações de planos de contingência e criando protocolos setoriais para contribuir com a sociedade de forma gratuita.
Cursos gratuitos, cursos pagos, cursos semipresenciais (lançados hoje) – são inúmeras as ferramentas ofertadas, mas ao final do dia depende de cada pessoa escolher se aprimorar. Diante de algo incômodo como o momento atual é importante mudar ou transformar, e nestas horas, o apoio de entidades em conexões, consultoria, aprendizagem ou mesmo acesso a capital, são algumas maneiras de auxiliar empresário e trabalhador.
Em meio a um momento de vagas de emprego perdidas, oportunidades também foram criadas. Para os empreendedores, parcerias com o Sebrae geraram o Programa de Enfrentamento ao Covid-19 que auxilia na produção segura, concedendo subsídios de até 70% para micro e pequenas empresas.
“Quando tudo isso vai acabar, não há como saber. Precisamos nos preparar para prosseguir.” Neste ponto, a FINDES e as entidades tem se dedicado a auxiliar, afinal seu propósito é bem claro: “Transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo”.
No dia 29 inclusive inauguram uma nova estrutura do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional, junto com a posse da nova gestão liderada pela empresária Cristhine Samorini.
Formação, ferramentas e lideranças competentes estão aí para ajudar, o importante agora é o impacto crescer. Nisso cada pessoa conta: compartilhe, a gente nunca sabe pra quem pode agregar.
*artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.
** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.