Entretenimento e Cultura

Comunidade se une para reformar 'Conventinho da Penha' em Alfredo Chaves

A capela, que é ponto turístico do município, foi construída em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e por isso recebeu esse nome

A missa no ‘Conventinho da Penha’ reúne centenas de fiéis no dia de Nossa Senhora da Penha Foto: ​Neia Fornaciari/Divulgação

A Festa de Nossa Senhora da Penha é realizada em Vila Velha, mas também é celebrada no interior do Espírito Santo. Em Alfredo Chaves, os moradores da comunidade de Carolina, estão finalizando as obras de reforma do ‘Conventinho da Penha’, pequena capela, localizada em um monte com mais de 850 metros de altitude. 

A inauguração será na segunda-feira (4), dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Além da reforma, o local ganhará um cruzeiro de madeira com 11 metros de altura. Os moradores estão otimistas, já que o local é um dos pontos turísticos do município.

“A comunidade está há alguns dias envolvida nas obras que estarão prontas no dia da padroeira, quando celebramos uma missa na capela e recebemos muitos visitantes”, disse Elizangela Colodete Pin, proprietária de uma pousada.

O ‘Conventinho da Penha’ foi construído em homenagem à padroeira do Estado e o nome foi escolhido pelos fiéis. Apesar de só realizar uma celebração por ano no local, a capela fica aberta diariamente para visitação.

Missa

As obras de reforma do ‘Conventinho’ estão em fase de conclusão Foto: ​Divulgação

A celebração no local acontece uma vez por ano. A tradição é repetida há décadas todos os anos por centenas de fiéis da região, que não medem esforços para chegar à capelinha erguida há 100 anos no alto da montanha. Neste ano, a missa, presidida pelo padre Jasemar Stein, será realizada na segunda-feira (4), às 10h.

O empresário Cinésio Pin contou que a igrejinha foi edificada no começo do século passado por seu bisavô, Egistro Pinon, que veio da Itália e se hospedou na região com ajuda de moradores locais. “A primeira igrejinha era de pau-a-pique e depois de quarenta anos foi derrubada e construída outra de alvenaria que está erguida até hoje. O local começou ser bastante frequentado por moradores e turistas da região e ganhou o apelido de ‘Conventinho da Penha’”, conta.

Ele não sabe o exato motivo da construção, mas a família acredita que foi para professar a fé do patriarca da família e abençoar a região. “É uma dia de festa, que as comunidades da região param para respeitar a santa e se confraternizarem”, ressalta.

Há dois caminhos para chegar até o ‘Conventinho da Penha’. Por Carolina, entre as pousadas Vale das Cachoeiras e Águas de Pinon, ou pela comunidade de São Roque de Maravilha.