Entretenimento e Cultura

Conheça cinco destinos internacionais que você pode ir sem passaporte!

Há opções para sair do país só com o RG, se estiver em bom estado. Alguns deles são: Colômbia, Uruguai, Venezuela, Paraguai e os outros cinco destinos

Há alguns destinos internacionais que não é preciso apresentar passaporte Foto: EBC

Enquanto a Casa da Moeda e a Polícia Federal discutem o contrato para que seja retomada a entrega dos passaportes, muitos brasileiros podem passar parte da férias de verão sem o documento indispensável à maioria das viagens ao exterior. 

BOLÍVIA

O Salar do Uyuni, maior planície de sal do planeta, vira um espelho de sonhos quando a água empoça sobre a superfície branca, capaz de fazer céu e terra se confundirem. A infraestrutura da Bolívia ainda precisa de muitas melhorias, é verdade: já as paisagens, estão mais que prontas para encantar. Puno, o Lago Titicaca (e suas ilhas flutuantes) e a cidade colonial de Potosí são atrações imperdíveis. 

CHILE

Santiago, a capital chilena, é a viagem perfeita para ver tudo ao mesmo tempo: neve no Valle Nevado, a 65 km, e vinícolas para visitar no entorno, como a Undurraga. Vá além: ao sul, lagos andinos e Patagônia chilena; e, ao norte, os vilarejos ao redor de Codpa. 

PERU

O Peru é para mochileiros e luxuosos. A Trilha Inca pode ser feita no modo econômico ou no confortável, em rotas como Lares e Salkantay, com pernoites em lodges charmosos. Chefs dedicados e a feira Mistura, em setembro, colocaram a capital, Lima, no calendário gastronômico do planeta.  

EQUADOR

Uma das viagens de natureza mais bonitas do planeta está aqui mesmo na América do Sul. Embarcar em um cruzeiro é a melhor forma de conhecer Galápagos, o arquipélago cheio de animais que só existem lá. Quito (foto), a bela capital do Equador, situada entre vulcões, tem um centro histórico colonial tombado pela Unesco desde 1978 e ótima comida.

ARGENTINA

Velha conhecida, conseguiu ensinar aos brasileiros que sua graça vai além de Buenos Aires (foto) e da neve de Bariloche. Os vinhos de Mendoza já são parte dos nossos sonhos turísticos. Ao norte, Salta e suas quebradas são incríveis descobertas.