Você sabia que na década de 1960, o pôr do sol de Colatina foi considerado um dos mais bonitos do mundo pela revista norte-americana Time? Uma das melhores imagens desse momento é vista pela Ponte Florentino Avidos, onde corta o Rio Doce no município.
E para quem gosta de pontos turísticos, Colatina também tem seu Cristo Redentor. Confira as melhores opções para o lazer na cidade:
Cristo Redentor
Inaugurada em 1975, a estátua foi construída por Antonio Francisco Moreira, um escultor autodidata que nasceu em Guaçuí, na região do Caparaó. A altura total do monumento é de 35,5 metros, sendo a estátua tendo 20 metros. O ponto turístico fica no bairro Bela Vista, região central de Colatina. Os visitantes podem conhecer o local de 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. O agendamento é feito pelo telefone (27) 3177-7073.
Biblioteca Pública Municipal
A Biblioteca Pública Municipal funciona no antigo armazém da Estação Ferroviária, doada pela então Companhia Vale do Rio Doce na década de 1980. Há preservação das características do local, que possui 48 metros de comprimento 9 metros de largura. O acervo, que é informatizado, tem aproximadamente 20 mil volumes, sendo a maioria de livros infantis, didáticos, coleções e dicionários, além de revistas e jornais do Brasil e de outros países. O horário de funcionamento é de 8h às 18h. O telefone para contato é (27) 3723-4584.
São Pedro Frio
Conhecida pelo calor intenso, Colatina tem um lugar conhecido como “Suíça colatinense”. Aliás, é chamado de São Pedro Frio e um ambiente de montanha, a cerca de 40 quilômetros da cidade. No inverno, é uma ótima pedida. A média de temperatura máxima no local é de cerca de 18ºC. Na região, tem a Serra da Cangalha, com 900 metros de altitude. Há, inclusive, a pedra chamada “Baleia”, que fica em uma propriedade particular. Para chegar lá, o motorista deve seguir pela BR-259, no sentido Colatina-Baixo Guandu. Informações pelo telefone (27) 3177-7073.
Catedral do Sagrado Coração de Jesus
Patrimônio histórico municipal desde 2006, a Catedral Sagrado Coração de Jesus teve a pedra fundamental da obra lançada em 1952 pelo Padre Geraldo Meyers. A denominação de catedral foi a partir do fim da década de 1980, quando o Papa João Paulo II criou a Diocese de Colatina. A igreja foi projetada por Calixto Benedito, que também foi responsável pelo Santuário de Aparecida, e o construtor foi Ludovico Dalla Bernardina. Feitas com enormes vitrais coloridos, as paredes têm passagens bíblicas. A Catedral Sagrado Coração de Jesus fica aberta para visitação das 6h às 21h. O telefone para contato é (27) 2102-5010.
Ninho das Garças
Na localidade São Sebastião do Norte está o Ninho das Garças. O local, segundo a Prefeitura Municipal de Colatina, é um dos dois mais importantes santuários ecológicos. O espaço está na margem esquerda do Rio Doce, na rodovia que liga Colatina ao município de Marilândia, no quilômetro 6, no Sítio Porto das Barcas, de propriedade particular. Lá, as garças dormem e se reproduzem. As garças de Colatina são em maioria das espécies boiadeira e pescadora. Informações pelo telefone (27) 3177-7073.