Gastronomia

Quase um século de história e sabor: conheça o restaurante que resiste no Centro

Café e Bar Santos foi fundado em 1927, recebeu o presidente Figueiredo, precisou se reinventar para continuar aberto e ainda serve doce centenário

Seu José é o atual proprietário do Café e Bar Santos (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)
Seu José é o atual proprietário do Café e Bar Santos (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

Fundado em 1927, um restaurante no Centro de Vitória guarda os segredos de presidentes da República em suas paredes e ainda serve tradição em um doce centenário.

O Café e Bar Santos já foi um bilhar e uma charutaria. Foi o local onde os primeiros residentes de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória tomavam um cafezinho para aguentar longas jornadas. Fez parte do auge da boemia no Centro e testemunhou o desenvolvimento da cidade.

Leia mais

“Clássicos, mas sempre na moda”: 8 restaurantes tradicionais para conhecer na Grande Vitória
Mais de 50 restaurantes na Grande Vitória com menus a partir de R$ 54,90

Hoje, quem frequenta o local encontra parte da história estampada nas paredes, que se encontrou com a modernidade. Além do café, o restaurante de seu José — atual proprietário e neto do fundador — oferece self-service, sendo um dos primeiros do Espírito Santo. Mas o almoço pode se transformar em uma viagem no tempo com o Creme Americano, um doce português que ainda mantém a mesma receita que a avó de José preparava.

Presidente Figueiredo visitou o local durante a inauguração da Segunda Ponte (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

“Os ingredientes são secretos”, diz José, mas o sabor é incomparável. Servido em um copo americano, com calda e uma ameixa no topo, é difícil definir seu gosto exato, mas ele se dissolve no paladar como uma boa descoberta.

“Qual é o segredo para sobreviver tantos anos?”, pergunto ao seu José. Com lágrimas nos olhos — que me foram oferecidas em off — ele conta que as coisas não são simples, mas que tem orgulho do que construíram, em um tempo em que tudo parece efêmero.

Quando a gravação começa, a resposta é mais simples:

Ter honestidade no trabalho. Fazer como sempre fizemos, sem substituir uma coisa pela outra. Você pode ganhar menos, mas ganha em qualidade. Isso foi o que sempre preservamos e aprendemos com nossos pais. Além disso, o ambiente familiar e o amor com que tratamos as pessoas que vêm aqui, nossos fregueses, fazem toda a diferença. Para nós, todos são iguais, sem distinção.

Assista a entrevista completa com seu José, do Café e Bar Santos, no primeiro episódio da série “Clássicos, mas sempre na moda”.

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).