Assim como em várias outras regiões do Espírito Santo, a Prefeitura de Piúma, no litoral Sul do Estado, também anunciou o cancelamento do carnaval deste ano em decorrência da falta de policiamento.
O carnaval no município é um dos mais tradicionais e sempre atrai muitos turistas. No entanto, dessa vez os dias de festa por lá serão bem diferentes: sem shows e sem passagem de trio elétrico pela orla.
De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada em virtude da crise na Segurança Pública do Estado. Assim, toda a programação oficial prevista para a data foi cancelada.
Responsável por arrastar multidões há mais de 20 anos durante o carnaval na região, o cantor Beto Kauê, conhecido como “Rei de Piúma”, considera sensata a decisão, mas lamenta o cancelamento da programação.
“A notícia não foi exatamente um surpresa porque havia o prenúncio de que a se a polícia não voltasse ao estado normal isso aconteceria. A cidade recebe cerca de 200 mil pessoas no período de carnaval e infelizmente não é fácil de ser guardada, por isso considero a decisão sensata. Manter a programação sem polícia seria colocar em risco a vida de turistas, moradores e comerciantes também”, explica.
A agenda do cantor estava fechada com quatro shows no município, de sábado ( 25) a terça-feira (28), e agora segue somente com apresentações em lugares que mantiveram a programação, como os municípios de Marataízes e Castelo, além de outras cidades mineiras. Beto afirma ainda que a falta de segurança não deveria ser um problema para a realização do carnaval, já que a data é uma das mais esperadas.
“Tenho uma história muito bacana, uma relação boa com o turista e também com o residente, de muito respeito e carinho. Mesmo sendo de forma sensata, a gente fica triste. Eu já vejo o Estado há bastante tempo anunciando essa tendência de não fazer para dar segurança, mas eu penso que deveria fazer e ao mesmo tempo dar segurança. A gente não tem como fugir desse DNA, a gente tem carnaval, gosta de carnaval, os estados e municípios precisavam dar segurança”, afirma.
Som automotivo
Além do cancelamento da programação, os carros de som também estão proibidos em Piúma durante o Carnaval. A proibição é baseada nas leis municipais 849/2001, que constitui infração a produção de ruído capaz de prejudicar a saúde, a segurança e o sossegos públicos e a lei 1.021/2002, que proíbe o estacionamento de veículos com o som ligado a uma distância inferior a 500 metros de qualquer residência ou estabelecimento comercial.
Durante todo o período do Carnaval será feita a fiscalização de carros de som através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que contará com o apoio da Polícia Militar que atuará no policiamento a pé.