Entretenimento e Cultura

Contação de histórias: biblioteca lança versão virtual para entreter crianças

A cada semana, três contadores de histórias trarão uma narrativa para que os pais possam ouvir e interagir de forma lúdica com as crianças

Foto: Divulgação

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim estreia nesta terça-feira (12) uma versão virtual da contação de histórias do projeto Viagem pela Leitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o objetivo é incentivar a prática da leitura e alimentar a imaginação e a criatividade das crianças durante o período de isolamento.

A cada semana, três contadores de histórias trarão uma narrativa para que os pais possam ouvir e interagir de forma lúdica com as crianças.

A Biblioteca Municipal, que é um espaço da Semc, irá disponibilizar os vídeos com contação de histórias nas terças-feiras, por meio do canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Nesta primeira edição as histórias serão narradas pelas contadoras Alzira Bossois, Marta Samor e Luciana Guimarães Merçon, integrantes do grupo Chão de Letras, formado a partir de oficinas e cursos de contação de histórias na Biblioteca Municipal.

Alzira conta a história “Kibungo”, de origem africana. Marta Samor conta “Joãozinho, o marinheiro azul”, de sua autoria. Luciana conta a história “Severino faz chover”, da escritora Ana Maria Machado.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Elizete Caser, essa é uma forma de manter o contato com os leitores e continuar o trabalho do projeto. “Neste momento em que as pessoas devem ficar em casa, pensamos em atividades que possam ser feitas entre os responsáveis e as crianças e que incentivam a criatividade e a imaginação. Ouvir histórias nos leva a viajar pelo mundo. É uma forma de extrapolar as barreiras físicas e conhecer novos lugares”, afirma.