Com a presença de descendentes dos primeiros italianos que desembarcaram no Espírito Santo, a celebração de 150 anos da imigração italiana acontece neste sábado (17) na Praça do Papa, em Vitória. O evento é gratuito.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O cortejo marítimo foi uma encenação da viagem feita pelos imigrantes na chegada ao Estado em 1874. Veja as fotos:
Ao longo do dia, haverá ainda uma caminhada dos imigrantes até a Catedral Metropolitana, além do início da Tavolata e o tradicional Tombo da Polenta de Alfredo Chaves.
Durante a celebração, os descendentes se vestirão como os antepassados, embarcarão num navio semelhante ao La Sofia pela Praça do Papa, participarão de um cortejo marítimo com vários barcos e desembarcarão no Porto de Vitória, no Centro.
A programação também conta com a caminhada de todas as famílias até a Catedral Metropolitana de Vitória. Um monumento comemorativo também será inaugurado na Praça João Clímaco, na Cidade Alta.
O evento terá bandas, grupos de dança e grupos folclóricos espalhados pela região, para fazer uma festa com a alegria e animação típicas do povo italiano.
Personalidades de outros municípios, como a realeza da Festa da Uva e do Vinho de Domingos Martins também estarão presentes.
Corais como o Sol da Manhã, Companhia Musical Alegro e o Coral Folclórico do Circolo Trentino di Santa Teresa marcarão presença, mostrando o melhor das músicas típicas italianas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS FESTEJOS:
9h30 – Caminhada dos imigrantes para a Catedral Metropolitana (subida pela escadaria Bárbara Lindenberg – Palácio Anchieta);
10h – Missa Polifônica Italiana – Coro das 100 vozes;
11h30 – Saudações das autoridades;
12h – Início dos festejos e das atrações culturais.
A organização do evento está sendo feita pela Associação Comunitária Italiana e conta com a apoio da Prefeitura de Cariacica.