Entretenimento e Cultura

Cristiano Araújo: morte de cantor completa 5 anos marcados por saudades, processo e Projeto de Lei

Ele e a namorada morreram em um acidente no dia 24 de junho de 2015

Foto: Reprodução

“O que temos pra hoje é saudade”. A frase de um dos grandes sucessos do sertanejo Cristiano Araújo se tornou símbolo das inúmeras homenagens que os fãs do cantor realizaram – e ainda realizam – quando bate a saudade do artista. Há cinco anos, em 24 de junho de 2015, o dia amanhecia com a notícia que impactou muita gente: a morte do cantor e de sua namorada, Allana Morais.

Cristiano morreu após sofrer um grave acidente de carro. Ele chegou a ficar internado em um hospital de Goiânia, mas não resistiu.. A namorada do cantor, que estava com ele no veículo, morreu no local. Na época, aos 29 anos, o cantor vivia sua melhor fase no cenário musical. A morte ocorreu pouco no auge do DVD, chamado de ‘Cristiano Araújo In The Cities’.

Em maio deste ano, o filho mais novo de Cristiano, Bernardo, de 7 anos, emocionou os fãs do cantor e ao tio, Felipe Araújo, também cantor. O menino apareceu em um vídeo dizendo que se pudesse fazer um pedido, seria o de reencontrar o pai. “Bê, seu papai está e sempre esteve aí, do seu ladinho. Eu sei o quanto ele ama você e o João Gabriel e o seu encontro com ele acontece diariamente, em cada detalhe do seu dia”, escreveu o tio, emocionado.

Polêmica com Zeca Camargo

Com a proporção da repercussão da morte do cantor, o apresentador Zeca Camargo escreveu e narrou uma crônica sobre o assunto em um programa de TV. No texto, ele dizia que “muita gente estranhou a comoção nacional diante da morte trágica e repentina do cantor Cristiano Araújo. A surpresa maior, porém, é o fato de ele ser ao mesmo tempo tão famoso e tão desconhecido. O que realmente surpreende nesse evento triste da semana foi a comoção nacional. De uma hora para outra, (…) fãs e pessoas que não faziam ideia de quem era Cristiano Araújo, partiram para um abraço coletivo, como se todos nós estivéssemos desejando alguma catarse assim, algo maior que nos uníssemos pela emoção”, disse.

“Mas Cristiano Araújo? Sim. Lady Di, Senna, todos esses eram ídolos de grande alcance. Como então fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida? Ao nos mostrarmos abalados com a ausência de Cristiano, acreditamos estar de fato comovidos com a perda de um grande ídolo. Todos sabemos que não é bem assim”, diziam alguns trechos da crônica recitada e escrita por Zeca.

O texto não agradou fãs do cantor, artistas e a família de Cristiano Araújo, que acharam de teor desrespeitoso. Um processo foi aberto ainda naquele ano. A ação foi proposta pelo pai do artista, João Reis Araújo, e pela C.A. Produções Artísticas, empresa que gerenciava a carreira do cantor. As partes justificam a abertura do processo pois consideram que o texto “foi escrito e interpretado de forma preconceituosa e com finco a denegrir a imagem não apenas do cantor falecido, mas também da música sertaneja brasileira”.

Em janeiro de 2018, uma decisão da Justiça condenou Zeca Camargo a pagar R$ 60 mil de indenização por danos morais à família de Cristiano Araújo. A juíza do caso baseou a decisão no fato de que o jornalista “está autorizado a fazer crônicas e falar com emoção, mas não deve descambar para a agressão gratuita, desprestígio e humilhação a pessoa humana na narrativa”, alegando que ele “não respeito o momento do luto do pai, família, empresário e fãs do falecido”. Em setembro do mesmo ano, o Tribunal de Justiça de Goiás manteve a condenação.

Lei Cristiano Araújo

Na época do acidente, imagens do corpo do cantor viralizaram na internet e em aplicativos de mensagens. Diante da exposição de imagens, um deputado federal apresentou um projeto de lei para tornar crime a reprodução de fotos ou vídeos de cadáveres. A proposta de alteração do Código Penal foi apresentada pelo deputado César Halum (PRB-TO). Segundo o texto, “é punível quem reproduz acintosamente, em qualquer meio de comunicação, foto, vídeo ou outro material que contenha imagens ou cenas aviltantes de cadáver ou parte dele”. A proposta altera o artigo 212, da lei Decreto-lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940, que dispõe sobre Vilipendiar cadáver ou suas cinzas.

Na época, três pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil de Goiás por causa de imagens. Dois eram técnicos que trabalham para a Clínica Oeste Tanatopraxia, especializada na reconstituição visual de corpos de vítimas de mortes violentas para velórios com caixão aberto. O terceiro envolvido era um amigo de quem fez as imagens (fotos da face e um vídeo do corpo aberto). Na ocasião, a Clínica Oeste divulgou duas notas informando a demissão por justa causa dos dois técnicos. 

Sucessos

A carreira de Cristiano Araújo foi, relativamente, curta. No entanto, os efeitos do sucesso do cantor foram inevitáveis. Passando por maus bocados, o sertanejo ganhou destaque ao participar de um reality em um programa de televisão. Dentre os maiores hits do artista, além dos já citados em meio ao texto, estão ‘Hoje eu Tô Terrível’, ‘É com ela que eu estou’ e ‘Cê que sabe’.

Confira alguns:

Efeitos

Mente pra Mim

Maus Bocados

Caso Indefinido

É com ela que eu estou

Cê Que Sabe

Hoje eu tô terrível