Será inaugurado hoje (11) em Guarapari o Museu dos Monstros, idealizado pelo cineasta Rodrigo Aragão. Com peças totalmente autorais, o local é baseado no cenário do filme “Cemitério das Almas Perdidas”, que é o sexto longa metragem de Rodrigo e está em fase de pós-produção. Além de proporcionar as visitas, o museu também contará com cursos de efeitos especiais, maquiagem para cinema e interpretação. As aulas começarão em maio.
Rodrigo explicou que a ideia de organizar o museu surgiu no ano passado, quando as gravações do último filme terminaram. “Quando nós fomos desmontar o cenário, tivemos a ideia de abrir tudo aquilo para o público conhecer. Além disso, eu trabalho com efeitos especiais há 25 anos, então fomos juntando um acervo de miniaturas, objetos de cena, uma série de coisas”, contou.
De acordo com o cineasta, o museu oferece a oportunidade para os moradores de Guarapari conhecerem o que é produzido no cinema local. “Eu sou capixaba, meus filmes são capixabas, os materiais do museu são criados no estado, mas as pessoas não sabem disso. Os capixabas precisam descobrir o tipo de arte que é feita aqui”, enfatizou.
Aragão destacou que essa é uma maneira de inspirar jovens capixabas que sonham com o mundo do cinema. “A gente cresce ouvindo que essa área é fraca no Espírito Santo, então esta é uma forma de mostrar que é possível. Se a pessoa descobre a arte e a cultura que é produzida aqui, ela se inspira”, concluiu.
O museu funcionará das terças-feiras aos sábados entre 14h e 19h. O ingresso custa R$ 10 e menores de 12 anos devem ir acompanhados dos pais. Para mais informações sobre o curso de efeitos especiais, maquiagem e interpretação, entrar em contato pelo telefone 027 99954-9400.
Endereço do museu: Rua Antônio Lira Monjardins | galpão 3 | Praia do Morro.
Texto: Sara de Oliveira