No ano em que celebra 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica pega a estrada e chega a Vitória no dia 23 de fevereiro para duas apresentações de concertos pop, no Espaço Patrick Ribeiro.
Sob a batuta do maestro Felipe Prazeres, a turnê tem a missão de democratizar o acesso à música de concerto em diferentes formatos por todo o Brasil.
Petrobras Sinfônica: de games clássicos aos atuais
O “Concerto Multiplayer” ocorre às 16h e tem como repertório a trilha sonora de grandes games, desde jogos clássicos como Super Mario, Sonic e The Legend of Zelda até as mais modernas como Fortnite.
Já o “Na Trilha do Rock” acontece às 19h e traz clássicos do Rock e do Pop Nacional com uma roupagem sinfônica.
Em entrevista ao Folha Vitória, o maestro deu detalhes sobre o “showcerto”, como ele mesmo chamou as apresentações.
Temos um repertório mais eclético, diferente do clássico tradicional. Fazemos isso para instigar o público e mostrar que uma orquestra é um instrumento vivo. Como regente, também gosto de quebrar protocolos e envolver o público, convidando-os a cantar e a interagir, batendo palmas em momentos marcantes da música. As pessoas saem do nosso ‘showcerto’ com a alma lavada, contou.
Rock, pop e trilha sonora de games em sinfonia
Ao celebrar os 50 anos, a Petrobras Sinfônica decidiu homenagear o rock. Felipe contou que a escolha de fazer uma releitura de grandes sucessos do rock foi tomada pensando nos 40 anos do gênero, completados durante a pandemia. “Queríamos um comemoração justa”.
Já a incorporação da trilha de jogos ao concerto foi um pedido do público e criado para despertar a atenção de adolescentes que vivem imersos nesse mundo. Mas não são só os jovens que vão curtir o repertório.
“Eu fui muito viciado em Street Fighter, cheguei a zerar. Os músicos também voltam no tempo através da música, assim como o público. A trilha sonora tem esse poder de transportar as pessoas para momentos especiais da vida”, contou Felipe.
Orquestra na estrada
Com tanto tempo na estrada, é claro que os desafios ficam mais fáceis de serem manejados mas não acabam. Com cerca de 50 pessoas em turnê e 70 músicos compondo a orquestra, a maior dificuldade é cuidar para que tudo saia perfeito, incluindo no que diz respeito ao transporte dos instrumentos.
O maestro explicou que nem sempre a logística favorece o transporte – que é feito de caminhão –, principalmente, dos instrumentos grandes. Neste caso, eles precisam alugar alguns equipamentos.
Em Manaus, por exemplo, alugamos, mas em Vitória devemos usar [equipamentos próprios]. Também temos que lidar com fatores climáticos – a variação entre tempo seco e úmido pode afetar a madeira dos instrumentos. Além disso, viagens de avião são arriscadas, pois os instrumentos podem chegar rachados, revelou.
A Turnê 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica passará por cidades como Goiânia, Brasília, Manaus, Belém, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Novo Hamburgo, entre fevereiro e setembro.
Música que corre nas veias
Felipe Prazeres assumiu a Petrobras Sinfônica do pai, Armando Prazeres, que foi fundador da orquestra, e, apesar de não ter vivido o nascimento do grupo, lembra da primeira vez que assistiu.
“Ingressei em 1994, quando tinha 17 anos, e hoje sou regente. Levar adiante o legado do meu pai, que foi fundador da orquestra, é uma grande responsabilidade. A pressão é maior por ser filho dele, pois preciso provar que estou aqui pelo meu mérito e não apenas pelo sobrenome”, afirmou.
Serviço
Concerto Multiplayer
- Data: 23 de fevereiro, domingo
- Horário: 16h
- Local: Espaço Patrick Ribeiro – Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N – Goiabeiras, Vitória – ES, 29109-350
- Ingressos: Site da Blueticket
Na Trilha do Rock
- Data: 23 de fevereiro, domingo
- Horário: 19h
- Local: Espaço Patrick Ribeiro – Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N – Goiabeiras, Vitória – ES, 29109-350
- Ingressos: Site da Blueticket