Entretenimento e Cultura

Débora Falabella e Yara Novaes apresentam a peça “Contrações” em Vitória neste fim de semana

Peça retrata a vida de uma funcionária sofre uma perseguição desenfreada de sua chefe no trabalho. História ainda retrata o abuso de poder e as tentativas de manipulação

Débora Falabella e Yara Novaes contracenam juntas Foto: Divulgação

O sucesso de Contrações foi incontestável por onde passou. O espetáculo foi considerado um dos 10 melhores do ano por jornais e revistas, além de receber cinco indicações ao prêmio Questão de Critica.

E é nesse ritmo que a peça estará em cartaz neste fim de semana, em Vitória. Débora Falabella e Yara de Novaes apresentam a peça no Teatro Universitário entre os dias 27 e 29 de março.

Com texto do dramaturgo inglês Mike Bartlett, Contrações é uma obra cruelmente engraçada, que parte de uma situação totalmente plausível na realidade para demonstrar sua faceta mais absurda. A ação se passa em um único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente (Yara de Novaes) convoca e solicita a Emma (Débora Falabella), sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a funcionária acaba por se render e danifica sua vida privada.

“Poderia me restringir a enumerar os vastíssimos recursos expressivos de Débora Falabella e Yara de Novaes – vozes maravilhosas, a expressividade que impõem aos gestos, capacidade de entrega, inteligência cênica, poderosa contracena e assim por diante. No entanto, diante do assombro que me causaram, ouso supor que exista algo de intangível em suas performances, que transcende, como já dito, meras considerações técnicas. Mas, o que seria? Sinceramente, não sei”, escreveu Lionel Fischer, crítico teatral.

SERVIÇO

Contrações, com Débora Falabella
Local: Teatro Universitário da Ufes, às 21 horas
Ingressos: R$25 (meia/mezanino); R$35 (meia/térreo)