Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Se você já leu esse artigo sobre a psicologia das cores, você já sabe que elas são um excelente recurso na composição dos ambientes.

Além do impacto emocional que causam, escolher as cores com intenção pode mudar completamente a atmosfera de um espaço.

As tendências cromáticas sempre são uma excelente ferramenta nessa escolha, já que elas retratam o espírito de um tempo. Vamos às principais cores que tem feito sucesso nesse ano?

 

Viva, magenta!

Foto: divulgação

O Instituto Pantone, referência em consultoria de cores, definiu que a cor do ano de 2023 é a Viva Magenta – que representa celebração, alegria e otimismo para um mundo pós-pandêmico. 

É uma ótima aposta para pessoas que querem um ambiente cheio de personalidade. Pode ser combinado com cores neutras –  como cinza bege e branco – ou com tons de vermelho e rosáceos.

 

Metade da Laranja

Créditos: Casa UP, por UP3 Arquitetura – CASACOR, Rio de Janeiro, 2021

O Pinterest Predicts, estudo feito pelo Pinterest que prevê anualmente as principais tendências de decoração, elegeu que o laranja é a cor de 2023.

O laranja e seus tons mais sóbrios – como tijolo e terracota – são um destaque para trazer mais energia, disposição e vida para os ambientes.

Essa cor pode ser usada na marcenaria da cozinha, esquadrias de PVC, azulejo do banheiro e até em detalhes, como cortinas e roupas de cama.

 

Lavanda para relaxar

Foto: divulgação

A WGSN, uma das principais autoridades em previsão de tendências de moda, considera que o Digital Lavender é a grande cor de 2023.

Levando em consideração o contexto de incertezas que o período pandêmico causou, é observada uma tendência dos consumidores de optarem por cores aconchegantes, que oferecem uma sensação de esperança e equilíbrio.

É o caso dessa cor, que significa estabilidade, serenidade e é muito utilizada em contextos associados à espiritualidade. 

Dessa maneira, podem ser uma excelente aposta para ambientes de relaxamento, como salas de estar, banheiros e quartos – seja em azulejos, esquadrias, paredes e objetos de decoração.

Tem alguma cor que você observa ser uma tendência e que não citei aqui?

Conta pra mim nos comentários que eu vou adorar saber!

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.