Foto: Reprodução / Instagram Coachella
Foto: Reprodução / Instagram Coachella

O tradicional festival Coachella atrai olhares e público de todo o mundo não apenas por suas atrações musicais. O evento também é marcado por instalações de arte e arquitetura que encantam e entretém os visitantes em um espetáculo à parte.

Após dois anos sem ser realizado, o festival de música e artes acontece em 2022 no Empire Polo Ground na Califórnia, nos Estados Unidos. Já teve atrações entre os dias 15 e 17 deste mês, e hoje retoma para mais três dias de programação.

A cada edição, artistas de todo o mundo expõem suas obras que são criadas especialmente para o evento.

Confira algumas obras criadas especialmente para o Coachella 2022:

The Playground

Muitas cores e geometria reproduzem a versão de um playground concebida pelo escritório Archtensions, comandado pela dupla Alessandro Orsini e Nick Roseboro.

A estrutura de grade modular agrupa quatro torres, de 12 a 20 metros, ligadas por pontes suspensas. O projeto tem o propósito de levar “urbanidade” ao deserto e permitir a interação do público.

Espelhos foram incluídos no projeto como estratégia para aumentar a iluminação e criar um jogo de luzes durante as performances no entorno à noite.

Foto: Lance Gerber / Reprodução / Instagram Coachella

Cocoon

Centenas de cadeiras borboleta formam a obra do escritório de arquitetura Estúdio Normal, liderado por Martin Huberman. O resultado é um casulo com altura de cinco andares.

Durante o dia, a obra fornece sombra para que os visitantes consigam uma dose de frescor em meio ao sol da Califórnia. À noite, a escultura emite uma luz inspirada em uma borboleta.

Para quem não conhece, as cadeiras são um modelo icônico BKF, inventada por três designers argentinos em 1938.

Foto: Ashley Osborn / Reprodução / Instagram Coachella

Cachorros florais

Três cães de 5 metros de altura com arranjos florais enviam a mensagem da arquiteta romena Oana Stănescu.

Com cada animal em uma posição (em pé, sentado e se alongando), as esculturas convidam os público a aproveitar o festival.

Inspirada em seu próprio pet, o vira-lata Perry, Oana buscou reforçar a ideia de um local de encontro para aproveitar a sombra e se divertir com as grandes criaturas. Ao mesmo tempo, quis transmitir os valores que podem ser aprendidos com a natureza e os animais, como a lealdade e o amor sem limites.

Foto: Jennifer Cappuccio Maher / CASACOR

Circular dimensions x Microscape

Uma estrutura de 15 metros foi construída a partir de mais de 1.700 tubos de PVC. Neste pavilhão, cientistas e artistas exploram um laboratório para gerar “pinturas de vídeo” microscópicas através da manipulação de água, sal e algas.

O resultado são estéticas bem distintas de dia e à noite.

Foto: Reprodução / Brian Blueskye / The Desert Sun
Foto: Jennifer Cappuccio Maher / CASACOR

Buoyed

Três boias com cerca de 10 metros cada fazem referências culturais a diversidade e inclusão nessa obra da designer holandesa Kiki van Eijk.

A boia branca explora a luz durante a noite com asas de borboleta que se espalham e ficam iluminadas. A azul forma uma passagem para caminhar ao combinar a forma de um iglu com moinho de vento de estilo holandês. Já a verde é a maior das três boias; tem base macia, que oferece ao público um assento confortável.

Foto: Reprodução / Instagram / Kiki and Joost

Quais foram as suas impressões sobre as esculturas desta edição do Coachella? Tem alguma outra que chamou sua atenção? Me conte nos comentários!

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.