Decoração

Conheça Vivian Chiabay, artista responsável pelo troféu da grande campeã

Conheça Vivian Chiabay, artista responsável pelo troféu da grande campeã

Conheça Vivian Chiabay, artista responsável pelo troféu da grande campeã

Faltam dez dias para começar a nova temporada do reality “Mais Doce Verão”, na TV Vitória/Record TV. Oito participantes, todas mulheres, estão na disputa. Entre os prêmios que receberá ao final do programa, a grande vencedora levará para casa um belo trófeu, assinado pela designer e artista Vivian Chiabay.

Vivian começou sua trajetória na arte em 2015, quando desenvolveu sua primeira obra: a mandala Carol. A encomenda foi feita por uma cliente que foi morar no Rio de Janeiro e queria uma peça especial para decorar a casa. Depois disso, o amor pela arte só cresceu e as parcerias surgiram.

Vivian Chiabay afirma ter um processo criativo que vai além de reproduções. Ela explica que sua obra leva em conta o sentimento e a visão do cliente, sobre o que ele considera belo. Atualmente, as peças são feitas de MDF e acrílico, mas a técnica de Vivian também pode ser aplicada em aço e tecido. “Nosso lema é a criação e desenvolvimento de arte a partir de um briefing”, frisou.

 

Um exemplo disso é o troféu de 35 anos da TV Vitória, também desenvolvido pela artista. Vivian conta que a peça tinha um significado importante para a empresa, e levava signos e visões sobre essa trajetória. “Por isso a gente busca entender o briefing, qual a demanda, qual o momento que o cliente está passando, e colocar um significado visual. Para mim isso é arte com significado, não só arte pela arte”, destacou.

Sobre o tempo para a concepção de uma peça, a designer afirma que isso depende do tipo de trabalho encomendado. “Em geral, faço em um dia ou dois, mas depende muito do que o cliente pede ou espera. Eu dou muita abertura para que o cliente participe do processo criativo junto comigo”.

Vivian ressalta ainda que busca sempre entender as limitações estruturais de uma peça para reproduzir o briefing da melhor forma possível. Um exemplo é a própria logo do reality, que foi adaptada para se tornar o troféu da vencedora da edição.

Como esta será uma edição composta apenas por participantes mulheres, a artista enxerga essa importância de representatividade para a vida profissional. “Como empresária, gosto muito de empregar mulheres e percebo a força que a mulher tem. Percebo também que o entendimento delas ao outro, a empatia é um pouco maior”, destacou.

Essa sensibilidade, segundo a designer, é essencial na hora de atender e se comunicar com o cliente. “A empatia é necessária porque aqui nós focamos muito no atendimento. Metade do nosso trabalho é o desenho e a outra metade é o bom atendimento”.