Faltam dez dias para começar a nova temporada do reality “Mais Doce Verão”, na TV Vitória/Record TV. Oito participantes, todas mulheres, estão na disputa. Entre os prêmios que receberá ao final do programa, a grande vencedora levará para casa um belo trófeu, assinado pela designer e artista Vivian Chiabay.
Vivian começou sua trajetória na arte em 2015, quando desenvolveu sua primeira obra: a mandala Carol. A encomenda foi feita por uma cliente que foi morar no Rio de Janeiro e queria uma peça especial para decorar a casa. Depois disso, o amor pela arte só cresceu e as parcerias surgiram.
Vivian Chiabay afirma ter um processo criativo que vai além de reproduções. Ela explica que sua obra leva em conta o sentimento e a visão do cliente, sobre o que ele considera belo. Atualmente, as peças são feitas de MDF e acrílico, mas a técnica de Vivian também pode ser aplicada em aço e tecido. “Nosso lema é a criação e desenvolvimento de arte a partir de um briefing”, frisou.
Um exemplo disso é o troféu de 35 anos da TV Vitória, também desenvolvido pela artista. Vivian conta que a peça tinha um significado importante para a empresa, e levava signos e visões sobre essa trajetória. “Por isso a gente busca entender o briefing, qual a demanda, qual o momento que o cliente está passando, e colocar um significado visual. Para mim isso é arte com significado, não só arte pela arte”, destacou.
Sobre o tempo para a concepção de uma peça, a designer afirma que isso depende do tipo de trabalho encomendado. “Em geral, faço em um dia ou dois, mas depende muito do que o cliente pede ou espera. Eu dou muita abertura para que o cliente participe do processo criativo junto comigo”.
Vivian ressalta ainda que busca sempre entender as limitações estruturais de uma peça para reproduzir o briefing da melhor forma possível. Um exemplo é a própria logo do reality, que foi adaptada para se tornar o troféu da vencedora da edição.
Como esta será uma edição composta apenas por participantes mulheres, a artista enxerga essa importância de representatividade para a vida profissional. “Como empresária, gosto muito de empregar mulheres e percebo a força que a mulher tem. Percebo também que o entendimento delas ao outro, a empatia é um pouco maior”, destacou.
Essa sensibilidade, segundo a designer, é essencial na hora de atender e se comunicar com o cliente. “A empatia é necessária porque aqui nós focamos muito no atendimento. Metade do nosso trabalho é o desenho e a outra metade é o bom atendimento”.