Ao fundo, posta deslizante esconde parte da cozinha. Foto: Divulgação / Isaloni
Ao fundo, posta deslizante esconde parte da cozinha. Foto: Divulgação / Isaloni

“Esconder ou deslizar”, a tradução literal da tendência minimalista de design descreve bem a necessidade de se criar ambientes funcionais e práticos. Na Hide or Slide, os mobiliários se adaptam à rotina dos moradores escondendo sua utilidade diária.

Na prática, são cubas, fornos, fogões, geladeiras, coifas e outros elementos mimetizados. Ou seja, camuflados. Até cozinhas inteiras podem ser escondidas dentro de armários.

Cuba mimetizada em bancada. Foto: Divulgação / Stosa Cucine

Com pouca informação aparente, geram conforto visual aparente. Entretanto, a funcionalidade é preservada com mobiliários embutidos, sempre prontos para quando houver necessidade de uso.

Na edição deste ano do Salone del Mobile de Milão, na EuroCucina, o Hide or Slide foi uma das macrotendências em destaque.

Foto: Divulgação / Isaloni

Sensível ao toque

Com suas funcionalidades escondidas, simples toques em móveis deslocam peças ou placas deslizantes que relevam o que há ali na realidade: uma cuba, uma coifa, uma torre de tomadas embutidas…

Importante destacar que para conseguir esse efeito perfeito do Hide or Slide, o projeto requer excelência no planejamento e na execução. Afinal, as medidas devem ser precisas e o mobiliário deve ser milimetricamente alinhado.

 

Praticidade na rotina

Além da estética, esta tendência prioriza a praticidade. A concepção do projeto considera a funcionalidade, prevendo todos os itens que serão necessários para a rotina e o que de fato é aplicável no dia a dia.

Por exemplo, com cozinhas adaptáveis, as ferramentas estão sempre à mão para a arte de preparar alimentos se tornar mais prazerosa.

O que achou da tendência Hide or Slide? Aplicaria na sua casa? Comente!

Roberta Drummond
Arquiteta e urbanista, está sempre antenada nas novidades e inovações no universo da arquitetura e do design.